Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/02/2023 às 16h47min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h01min

Projeto exige aprovação do Congresso para empréstimo de banco estatal a governo estrangeiro

Proposta estende exigência também para as operações já contratadas

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/939171-projeto-exige-aprovacao-do-congresso-para-emprestimo-de-banco-estatal-a-governo-estrangeiro/
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Delegado Paulo Bilynskyj fala ao microfone

Deputado Delegado Paulo Bilynskyj fala ao microfone

O autor da proposta, deputado Delegado Paulo Bilynskyj

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 15/23, do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), estabelece que os empréstimos solicitados por governos estrangeiros aos bancos estatais deverão ser submetidos a aprovação do Congresso Nacional. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A exigência alcança as operações já contratadas ou as garantidas, direta ou indireta, pelo estado estrangeiro. As regras são inseridas na Lei do Sistema Financeiro Nacional.

O autor do projeto afirma que a medida visa evitar prejuízo para o estado brasileiro, seja devido à inadimplência dos governos financiados – como ocorreu com as operações feitas com a Venezuela, Cuba e Moçambique – ou pela redução da disponibilidade de recursos para investimentos no Brasil.

“É preciso ressaltar que as perdas não se limitaram aos valores não pagos pelos governos estrangeiros, pois houve subsídios diretos e indiretos assumidos pelo Tesouro Nacional para viabilizar essas operações”, esclarece Bilynskyj.

Tramitação
O projeto será despachado inicialmente para as comissões permanentes. Depois irá ao Plenário da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/939171-projeto-exige-aprovacao-do-congresso-para-emprestimo-de-banco-estatal-a-governo-estrangeiro/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp