Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/02/2023 às 18h12min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h01min

Projeto suspende criação de procuradoria especializada da AGU

Decreto do atual governo instituiu a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/939034-projeto-suspende-criacao-de-procuradoria-especializada-da-agu/
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Reunião sobre a MP 830/18, que extingue o Fundo Soberano do Brasil, criado pela Lei 11.887, e o Conselho Deliberativo do Fundo Soberano do Brasil. Dep. Mendonça Filho

Reunião sobre a MP 830/18, que extingue o Fundo Soberano do Brasil, criado pela Lei 11.887, e o Conselho Deliberativo do Fundo Soberano do Brasil. Dep. Mendonça Filho

Mendonça Filho, autor da proposta

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 4/23 susta a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia na estrutura organizacional da Advocacia-Geral da União (AGU). O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, foi proposto pelo deputado Mendonça Filho.

A procuradoria nacional foi instituída pelo Decreto 11.328/23, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia da posse (1º de janeiro). O decreto trata da estrutura administrativa da AGU.

O novo órgão terá entre suas funções “representar a União, judicial e extrajudicialmente, em demandas e procedimentos para resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”.

Mendonça Filho afirma que a procuradoria foi criada sob o pretexto de promover o enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas, mas pode servir de fundamento para a censura dos oposicionistas do governo.

“O vocábulo 'desinformação' possui um conceito bastante volúvel e contornável ideologicamente. Logo, deve haver uma discussão mais ampla sobre o assunto, que não pode ficar restrita às diretrizes do Poder Executivo, especificamente por meio da tutela da AGU”, explica.

A suspensão da criação da procuradoria especializada também motivou a apresentação dos PDLs 14/23, 22/23, 27/23 e 38/23, de autoria, respectivamente, dos deputados Caroline de Toni (PL-SC), Chris Tonietto (PL-RJ), Kim Kataguiri (União-SP) e Adriana Ventura (Novo-SP).

Tramitação
O PDL 4/23 será despachado para análise das comissões permanentes da Câmara.

Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/939034-projeto-suspende-criacao-de-procuradoria-especializada-da-agu/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp