Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
15/02/2023 às 17h02min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h01min

Projeto garante seguro-desemprego a pescador em caso de contaminação de peixes por mercúrio

Benefício seria custeado por multas aplicadas aos responsáveis pela contaminação do pescado

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/938636-projeto-garante-seguro-desemprego-a-pescador-em-caso-de-contaminacao-de-peixes-por-mercurio/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Airton Faleiro fala ao microfone

Deputado Airton Faleiro fala ao microfone

Faleiro: intenção é beneficiar pescadores que trabalham próximos a garimpos ilegais

O Projeto de Lei 169/23 garante seguro-desemprego no valor de um salário mínimo mensal, em caráter excepcional, aos pescadores artesanais prejudicados pela contaminação do pescado por mercúrio. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Para financiar o benefício, a proposta destina ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que custeia o seguro-desemprego, os valores arrecadados com as multas aplicadas aos responsáveis pela contaminação do pescado por mercúrio.

O autor do projeto é o deputado Airton Faleiro (PT-PA). Ele afirma que a medida visa beneficiar principalmente os pescadores artesanais que trabalham próximos a regiões de garimpos ilegais, que despejam mercúrio no rio após usá-lo na separação do ouro de outros sedimentos.

“Nesse cenário, urge dar solução legislativa para amparar os pescadores que veem sua atividade prejudicada ou até mesmo inviabilizada pela ação degradadora de terceiros”, disse Faleiro.

O projeto do deputado altera três leis: do Seguro-Defeso, do Seguro-Desemprego e dos Crimes Ambientais.

Tramitação
A proposta será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/938636-projeto-garante-seguro-desemprego-a-pescador-em-caso-de-contaminacao-de-peixes-por-mercurio/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp