Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/02/2023 às 10h10min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h01min

Projeto permite ausência no trabalho em caso de morte de bicho de estimação

Licença servirá inclusive para o dono resolver procedimentos burocráticos necessários com a morte do pet

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/939208-projeto-permite-ausencia-no-trabalho-em-caso-de-morte-de-bicho-de-estimacao/
AllaSelebrina/DepositPhotos
Um cachorro claro está deitado na grama, ele está com a boca aberta e tem uma bolinha vermelha à frente

Um cachorro claro está deitado na grama, ele está com a boca aberta e tem uma bolinha vermelha à frente

Licença ajudaria o dono a lidar com o luto

O Projeto de Lei 221/23 permite a ausência ao serviço por um dia em caso de falecimento de cachorro ou gato de estimação.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, a morte deverá ser comprovada por estabelecimento responsável em atestar o óbito de animais ou por médico veterinário registrado em Conselho Regional de Medicina Veterinária. A licença será limitada ao máximo de três ao ano.

O texto insere a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que hoje permite que o empregado não compareça ao serviço por dois dias, sem prejuízo do salário, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência.

Os autores da proposta, deputado Fred Costa (Patriota-MG) e ex-deputado Delegado Bruno Lima (SP), defendem a licença no caso de pet, “para que as pessoas superem mais facilmente o processo de luto diante do falecimento do seu cachorro e gato de estimação e para que resolvam as pendências burocráticas”.

Entre as questões burocráticas, eles citam “entrar em contato com uma clínica veterinária ou com o centro de zoonose da cidade para fazer uma incineração, para que mantenha a saúde pública, pois não se deve enterrar o corpo no quintal de casa, visto que a decomposição do corpo libera substâncias que podem contaminar o solo, lençol freático e poços artesianos, como também não se deve jogar no lixo”.

Tramitação
O projeto ainda será despachado para a análise das comissões permanentes da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/939208-projeto-permite-ausencia-no-trabalho-em-caso-de-morte-de-bicho-de-estimacao/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp