Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/02/2023 às 15h33min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h01min

Projeto permite desconto direto de pensão alimentícia do seguro-desemprego

Deputada argumenta que o desconto direto dá segurança ao alimentando

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/938325-projeto-permite-desconto-direto-de-pensao-alimenticia-do-seguro-desemprego/
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Deputada Renata Abreu fala ao microfone

Deputada Renata Abreu fala ao microfone

A autora da proposta, deputada Renata Abreu

O Projeto de Lei 62/23 permite o desconto direto de prestação alimentícia em parcela de seguro-desemprego. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o Código Civil.

Autora da proposta, a deputada Renata Abreu (Pode-SP) explica que o projeto é semelhante ao Projeto de Lei 5619/13, do ex-deputado Erivelton Santana (BA), que foi arquivado em 2019.

“A intenção da proposta é que o desconto ocorra diretamente na fonte, como ocorre quando o valor da pensão já é descontado diretamente da folha de pagamento”, afirma a deputada, no texto que acompanha a proposta.

O pagamento da pensão alimentícia é obrigatório mesmo quando o trabalhador está desempregado e sua inadimplência pode levar à prisão do devedor. “Mas pode ocorrer que, mesmo na iminência de uma possível prisão, o alimentante não venha a pagá-la”, explica. “ Ora, com o desconto ocorrendo diretamente na conta do beneficiário do seguro-desemprego, haveria uma garantia extremamente relevante para o alimentado”, argumenta Renata Abreu.

Tramitação
As propostas ainda serão despachadas para análise das comissões permanentes da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/938325-projeto-permite-desconto-direto-de-pensao-alimenticia-do-seguro-desemprego/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp