Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/02/2023 às 21h41min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

Lira: extremos serão isolados da política

Em entrevista coletiva após eleição da Mesa Diretora, Lira destaca reforma tributária como prioridade do Congresso

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/936668-lira-extremos-serao-isolados-da-politica/
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Primeira reunião de líderes da 57ª legislatura. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira

Primeira reunião de líderes da 57ª legislatura. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira

Arthur Lira: a Câmara tem obrigação de tomar posição contra atos de quebra de decoro

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que qualquer parlamentar que exagerar na sua maneira de atuar, e que não esteja de acordo com o mandato, vai responder no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Segundo ele, a Câmara tem obrigação de tomar posição contra qualquer ato de quebra de decoro.

“Quero deixar claro que a intolerância e os atos radicais terão de ter um outro tratamento no Legislativo, muito focado no que ocorreu em 8 de janeiro. O que aconteceu não pode se repetir”, disse em coletiva após a eleição para o comando da Casa. “Cada vez, os extremos serão isolados da política”, reforçou.

Lira também voltou a afirmar que a reforma tributária é prioridade não só para o governo, mas também para o Congresso. Para ele, é preciso o máximo de esforço para que se possa encontrar um texto de consenso para aprovar a proposta neste semestre. “Vamos tentar aprovar antes do envio [pelo Executivo] da nova âncora fiscal”, disse Lira.

Em relação a outras pautas, Lira destacou que há temas remanescentes do ano anterior, como medidas provisórias do governo Bolsonaro que perdem o prazo nos próximos dias.

ADI
Ele também afirmou que é preciso rever leis que autorizam deputados a questionar no Supremo Tribunal Federal os resultados de votações no Parlamento. Segundo Lira, a judicialização da política é culpa do próprio Parlamento. Para o presidente da Câmara, é preciso uma representação mínima para poder questionar judicialmente uma votação do Legislativo.

“Judicialização quem está fazendo é o Parlamento. O Judiciário pode julgar ou não, mas quem está provocando é o próprio Legislativo. Tem que modificar a lei de ADI, tem que haver exigência de uma representação mínima. Temos que ter responsabilidades aqui, mas é o Legislativo que se coloca em situação de dificuldade”, afirmou Lira.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/936668-lira-extremos-serao-isolados-da-politica/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp