Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/02/2015 às 18h58min - Atualizada em 06/02/2015 às 18h58min

Indústria capixaba registra segundo maior crescimento do país

Números do IBGE colocam o Estado atrás apenas do Pará. Na comparação entre os meses de dezembro de 2013 e 2014, entretanto, o ES obteve 12,8% de crescimento, o maior do Brasil

Folha Vitória

A indústria capixaba registrou o segundo melhor resultado do país em 2014, apresentando 5,6% de crescimento da produção física industrial. A informação

foi  divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, os números assinalam recuo de 3,2% no resultado comparado a 2013. 

Os números publicados pelo IBGE colocam o Espírito Santo atrás apenas do Pará, que registrou, no ano passado, acréscimo de 8,1% na produção física. Entretanto, na comparação entre os meses de dezembro de 2013 e 2014, a indústria capixaba obteve o melhor resultado do país: assinalou 12,8% de crescimento. Já em relação ao mês de novembro, o Estado sofreu queda de 3,3%, acompanhando tendência nacional – houve decréscimo em 12 das 14 unidades pesquisadas.

O percentual superou as expectativas da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) que, com base em estudo do Ideies, anunciou um possível incremento de 4,8% na produção capixaba.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o bom desempenho do setor extrativo, aliado à ampliação dos investimentos existentes no Estado e à chegada de novas indústrias, continuará impulsionando bons resultados. “A indústria tradicional vive um momento de grandes desafios, mas acreditamos que o Espírito Santo continuará crescendo acima da média nacional. A consolidação dos novos investimentos e a diversificação da indústria devem gerar melhorias e novas oportunidades para a economia capixaba”, argumenta Marcos Guerra.

O estudo divulgado pelo Ideies revela, ainda, que mais de R$ 21 bilhões em investimentos privados serão concretizados no Espírito Santo até 2017, gerando cerca de 21 mil postos de trabalho para construção e 10 mil para a operação das novas indústrias. Destacam-se as obras previstas para Aracruz, Fundão, Itapemirim, Linhares, Presidente Kennedy, São Mateus e Serra.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp