Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/01/2023 às 08h35min - Atualizada em 24/01/2023 às 09h01min

Projeto equipara salário de agente redutor de danos ao de agentes comunitários de saúde

kennedyemdia.com.br
https://www.camara.leg.br/noticias/935019-projeto-equipara-salario-de-agente-redutor-de-danos-ao-de-agentes-comunitarios-de-saude/
Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Ordem do Dia. Dep. Pompeo de Mattos (PDT - RS)

Ordem do Dia. Dep. Pompeo de Mattos (PDT - RS)

Mattos: atividade do agente redutor de danos se assemelha ao do agente comunitário

O Projeto de Lei 2975/22 equipara, para fins remuneratórios, o agente redutor de danos aos agentes comunitários de saúde. O texto altera a Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.

Também servidores da atenção básica à saúde em estados e municípios, os agentes redutores de danos atuam em projetos terapêuticos relacionados com drogas, álcool e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids. Pelo projeto, a função de agente redutor de danos será definida como uma categoria de agente comunitário de saúde.

Autor do projeto, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) argumenta que a equiparação salarial se justifica pela semelhança das funções desempenhadas pelos profissionais.

Ele lembra que, em maio de 2022, a Emenda Constitucional 120 viabilizou o pagamento de um novo piso salarial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, sem, contudo, contemplar os agentes redutores de danos “por uma mera questão de nomenclatura”.

“É evidente que a atividade do agente redutor de danos se assemelha ao trabalho dos agentes comunitários, e é igualmente evidente que o novo piso salarial deve ser estendido a essa categoria”, diz o autor.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/935019-projeto-equipara-salario-de-agente-redutor-de-danos-ao-de-agentes-comunitarios-de-saude/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp