Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/01/2023 às 09h11min - Atualizada em 12/01/2023 às 00h01min

Projeto proíbe exclusão de militar por falta disciplinar ligada a crime antes do trânsito em julgado

Objetivo é evitar a punição sumária de PMs que respondem a processos de natureza disciplinar

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/920155-projeto-proibe-exclusao-de-militar-por-falta-disciplinar-ligada-a-crime-antes-do-transito-em-julgado/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Debater alterações no Decreto 10.030/19 (aquisição de arma de fogo). Dep. Sargento Alexandre PODE-SP

Audiência Pública - Debater alterações no Decreto 10.030/19 (aquisição de arma de fogo). Dep. Sargento Alexandre PODE-SP

Sargento Alexandre: injustiças podem ser cometidas na ânsia de se dar respostas à opinião pública

O Projeto de Lei 2575/22 proíbe a exclusão de militares dos estados e do Distrito Federal por transgressão disciplinar ligada a crime antes do trânsito em julgado do processo penal. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta altera o Código Penal Militar e também impede a exclusão das forças, antes do fim do processo penal, de militares com condenações decorrentes do exercício de atividades subsidiárias ou de garantia da lei e da ordem.

Autor do projeto, o deputado Sargento Alexandre (PODE-SP) afirma que o objetivo das mudanças é evitar a exclusão sumária de policiais militares que respondem a processos de natureza disciplinar.

“Pressionados pela opinião pública ou na dimensão política, os comandantes policiais militares aceleram os processos, com a finalidade de ‘dar uma rápida resposta’ aos problemas”, diz o parlamentar.

Ele acrescenta que, não raras vezes, essas decisões criam problemas para as corporações e para os subordinados.

“O principal problema vem do futuro pagamento de elevadas indenizações quando o militar é inocentado no processo e consegue a sua reintegração. Sem falar nos anos sem realizar cursos, sem ser promovido e, ainda, com a honra manchada pelos arbitrários processos administrativos”, comenta.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/920155-projeto-proibe-exclusao-de-militar-por-falta-disciplinar-ligada-a-crime-antes-do-transito-em-julgado/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp