Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/12/2022 às 10h32min - Atualizada em 29/12/2022 às 00h01min

Vetada proposta que regulamenta a profissão de instrumentador cirúrgico

Veto foi justificado pela possibilidade de vedar a prática da atividade por profissionais já capacitados

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/932088-vetada-proposta-que-regulamenta-a-profissao-de-instrumentador-cirurgico/
Depositphotos
Instrumentador cirúrgico

Instrumentador cirúrgico

Atividade de instrumentador seria exclusiva para os formados em curso preparatório

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei 642/07, que buscava regulamentar a profissão de instrumentador cirúrgico, profissional que prepara e seleciona o material necessário durante uma operação. A mensagem de veto foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

“A proposta incorre em vício de inconstitucionalidade, uma vez que estabeleceria medidas em desconformidade com o princípio da liberdade de desempenho de qualquer trabalho, ofício ou profissão”, justificou a Presidência da República.

Ainda segundo a mensagem de veto, a proposta contraria o interesse público, “pois poderia vedar a prática da atividade por profissionais já capacitados e ensejar a redução significativa de quem também exerce as mesmas atribuições no exercício profissional, com os enfermeiros e os técnicos de enfermagem”.

Conforme o texto vetado, a atividade de instrumentador cirúrgico seria exclusiva para os formados em curso preparatório, mas poderiam atuar nessa área as pessoas que, na data da sanção, tivessem pelo menos dois anos de experiência. O desrespeito a essas regras poderia representar exercício ilegal da profissão.

O projeto também listava deveres e responsabilidades desse profissional e elencava infrações disciplinares, como abandonar a cirurgia, negar a assistência com os instrumentos, colaborar com intervenções cirúrgicas desnecessárias, provocar aborto, promover eutanásia e fazer propaganda de medicamentos.

Aprovado pela Câmara dos Deputados em 2010, o texto, do ex-deputado George Hilton (MG), passou pelo Senado sem alterações.

Para que o veto seja derrubado, é necessária a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41), computados separadamente. Não há ainda data para a apreciação desse veto.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/932088-vetada-proposta-que-regulamenta-a-profissao-de-instrumentador-cirurgico/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp