Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/12/2022 às 20h09min - Atualizada em 17/12/2022 às 00h01min

Comissão aprova fim da cobrança de roaming internacional entre países do Mercosul

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/929878-comissao-aprova-fim-da-cobranca-de-roaming-internacional-entre-paises-do-mercosul/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Altera Sistema Tributário Nacional. Dep. Celso Russomanno REPUBLICANOS - SP

Audiência Pública - Altera Sistema Tributário Nacional. Dep. Celso Russomanno REPUBLICANOS - SP

Emenda de Celso Russomanno estabelece início para 90 dias após publicação do acordo

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou acordo internacional sobre o fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul.

O Projeto de Decreto Legislativo 159/22, da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, aprova o texto do Acordo para a Eliminação da Cobrança de Encargos de Roaming Internacional aos Usuários Finais do Mercosul, assinado pelos Estados Partes do Mercosul em 17 de julho de 2019.

O objetivo é permitir que os usuários de telefonia celular em trânsito nas nações do bloco sejam tarifados de acordo com o plano contratado no seu país de origem, sem encargos adicionais.

O relator, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), votou a favor da proposta com uma emenda estabelecendo que a nova regra só entrará em vigor 90 dias após a publicação da ratificação do acordo.

O fim da cobrança da taxa adicional de roaming vale para comunicações de voz e mensagens de texto realizadas tanto para o país de origem do usuário quanto para o país em que se encontrar. Também deixará de ser cobrada taxa adicional em caso de recebimento de comunicações e de uso de serviço de dados.

O tratado estabelece ainda que deve haver razoabilidade na relação entre os preços cobrados para os usuários e os preços dos acordos entre as prestadoras de serviços de telecomunicações.

Tramitação
A proposta precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara. O texto já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/929878-comissao-aprova-fim-da-cobranca-de-roaming-internacional-entre-paises-do-mercosul/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp