Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/11/2022 às 13h24min - Atualizada em 17/11/2022 às 06h02min

Iluminação especial na Câmara comemora Dia Nacional da Amazônia Azul

Amazônia Azul é um território marítimo brasileiro de aproximadamente 4,5 milhões de km²

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/919816-iluminacao-especial-na-camara-comemora-dia-nacional-da-amazonia-azul/
Divulgação/Marinha do Brasil
Um cardume de peixes brancos no fundo do mar

Um cardume de peixes brancos no fundo do mar

45% do pescado produzidos no País são retirados da área da Amazônia Azul

A Câmara dos Deputados se ilumina de azul nesta quarta-feira (16) em comemoração ao Dia Nacional da Amazônia Azul. A data foi instituída pelo Congresso Nacional por meio da Lei 13.187/15.

Nessa data, em 1994, passou a vigorar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabeleceu novos conceitos de direitos e deveres dos países com relação a seus espaços oceânicos.

Amazônia Azul é a denominação do território marítimo brasileiro que possui hoje aproximadamente 4,5 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva com a Plataforma Continental do Brasil.

Essa região tem fundamental importância no desenvolvimento econômico sustentável, social e estratégico do País. Além de apresentar uma rica biodiversidade e contribuir de maneira significativa para a estabilidade do clima e para a qualidade do meio ambiente da costa marítima brasileira, as regiões pertencentes a esse território possuem belezas únicas.

Na área da Amazônia Azul estão ainda as reservas do pré-sal, de onde são retirados cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País, além de uma grande quantidade de recursos naturais ainda inexplorados.

O monitoramento e proteção desse rico patrimônio é tarefa complexa, devido a sua grande extensão. Nesse contexto, a Marinha Brasileira desenvolve atividades de inspeção naval, patrulha naval e ações de presença, com o propósito de salvaguardar os interesses brasileiros.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/919816-iluminacao-especial-na-camara-comemora-dia-nacional-da-amazonia-azul/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp