Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/11/2022 às 18h39min - Atualizada em 12/11/2022 às 00h02min

Observatório Parlamentar da RPU levará a Genebra experiência de monitoramento na defesa de direitos humanos

Brasil será examinado durante o 4º Ciclo da Revisão Periódica Universal (RPU), quando países-membros da ONU fazem recomendações relacionadas aos direitos humanos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/919392-observatorio-parlamentar-da-rpu-levara-a-genebra-experiencia-de-monitoramento-na-defesa-de-direitos-humanos/

O cumprimento, pelo Brasil, das recomendações feitas pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) será avaliado na próxima segunda-feira (14), durante sessão do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) em Genebra, na Suíça. A RPU é um mecanismo da ONU por meio do qual os 193 países-membros contribuem entre si com avaliações e recomendações, com o objetivo de melhorar a situação dos direitos humanos no mundo e atender da melhor forma possível os compromissos assumidos na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Em 2019, a Câmara dos Deputados e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos firmaram parceria para a criação de um Observatório Parlamentar no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com o objetivo de monitorar as recomendações recebidas pelo Brasil. O Observatório Parlamentar será representado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), ex-presidente da comissão.

Depositphotos
Cidades - favelas e pobreza - auxílio emergencial - pobre - desemprego

Cidades - favelas e pobreza - auxílio emergencial - pobre - desemprego

A redução da pobreza é um dos temas discutidos pelo Observatório Parlamentar

“O Observatório Parlamentar da RPU é uma iniciativa inovadora do poder público para monitorar a efetividade das recomendações internacionais recebidas e vem sendo reconhecido, pelas Nações Unidas, como importante e pioneira atividade parlamentar”, afirmou Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, sobre a importância de compartilhar a experiência com outros países membros da ONU.

Observatório Parlamentar da RPU
Lançado formalmente em sessão solene da Câmara dos Deputados em 2020, o Observatório Parlamentar tem como objetivos aumentar o engajamento brasileiro na defesa dos direitos humanos, contribuir para a efetividade das recomendações aprovadas, fortalecer as políticas públicas de direitos humanos no Brasil e disseminar informações sobre os mecanismos de defesa dos direitos humanos das Nações Unidas, além de realizar o monitoramento das recomendações recebidas pelo Brasil em 2017.

No âmbito do Observatório Parlamentar da RPU, em 2021 e 2022, foram realizadas 27 audiências públicas, que tiveram mais de 300 participações, sendo 127 do Estado (Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário), 40 de organismos internacionais e 160 da sociedade civil e academia.

Foram avaliados diversos temas, como população negra e combate ao racismo; comunidades quilombolas; pessoas LGBTQIA+; violência contra a mulher; povos indígenas; prevenção e combate à tortura e sistema de Justiça; trabalho, redução da pobreza e da desigualdade; direito das populações rurais; meio ambiente e mudanças climáticas. Foram elaborados 24 relatórios temáticos.

Com o objetivo de colaborar com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o então presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE), entregou em março os relatórios finais produzidos pela iniciativa à secretária nacional de Proteção Global, Mariana Neris. O ministério é o órgão coordenador do processo de revisão nacional da RPU.

A apresentação do Observatório Parlamentar da RPU está marcada para as 10 horas (horário de Genebra).



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/919392-observatorio-parlamentar-da-rpu-levara-a-genebra-experiencia-de-monitoramento-na-defesa-de-direitos-humanos/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp