Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/11/2022 às 20h52min - Atualizada em 10/11/2022 às 00h01min

Comissão aprova projeto que prevê orientações da CGU a municípios sobre a Lei de Acesso à Informação

Autora quer evitar que informações reconhecidamente públicas sejam tratadas como sigilosas por municípios e estados

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/918245-comissao-aprova-projeto-que-preve-orientacoes-da-cgu-a-municipios-sobre-a-lei-de-acesso-a-informacao/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Debater o reajuste dos Servidores Públicos Federais. Dep. André Figueiredo PDT - CE

Audiência Pública - Debater o reajuste dos Servidores Públicos Federais. Dep. André Figueiredo PDT - CE

André Figueiredo: medida poderá facilitar a interpretação da LAI

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 561/22, pelo qual a Controladoria-Geral da União (CGU) poderá emitir orientações gerais sobre a interpretação da Lei de Acesso à Informação (LAI), visando o cumprimento da norma.

O relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), recomendou a aprovação. “A proposta busca atribuir à CGU a competência para emitir orientações gerais que facilitem a interpretação da LAI pelos gestores municipais, estaduais e distritais”, explicou.

Na definição de regras que deverão ser observadas por estados, Distrito Federal e municípios, a CGU considerará as características locais, de forma a garantir a adequação da informação disponível e dos meios de acesso à informação.

Segundo a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora da proposta juntamente com outros deputados, existe hoje a necessidade de harmonização das condutas dos gestores públicos em razão da LAI, pois não é incomum que uma informação reconhecidamente “pública” em âmbito federal seja considerada “sigilosa” nos municípios ou nos estados.

“Prefeituras e governos podem não ter capacidade administrativa suficiente para orientar os gestores na resposta a pedidos apresentados pelo cidadão”, avaliou a parlamentar. “No sentido contrário, o governo federal é servido por sistemas robustos e qualificados de ouvidoria-geral e controle interno”, comparou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/918245-comissao-aprova-projeto-que-preve-orientacoes-da-cgu-a-municipios-sobre-a-lei-de-acesso-a-informacao/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp