Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/10/2022 às 10h25min - Atualizada em 19/10/2022 às 12h00min

Comissão aprova projeto que proíbe preço diferenciado de seguro para pessoas com deficiência

Infração poderá resultar em prisão de um a três anos e multa

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/914583-comissao-aprova-projeto-que-proibe-preco-diferenciado-de-seguro-para-pessoas-com-deficiencia/
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputado Eduardo Barbosa fala ao microfone

Deputado Eduardo Barbosa fala ao microfone

Deputado Eduardo Barbosa recomendou a aprovação do projeto

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4007/19, que obriga as operadoras de seguros pessoais, inclusive de vida, a garantir às pessoas com deficiência todos os serviços e produtos ofertados aos demais clientes.

A proposta, de autoria do Senado, foi aprovada por recomendação do relator no colegiado, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

“O projeto busca apenas vedar que haja, na contratação de seguros de pessoas, tratamento discriminatório em razão da deficiência do contratante”, afirmou Barbosa.

A proposta inclui dispositivos no Estatuto da Pessoa com Deficiência para impedir tratamento discriminatório, em razão da deficiência, no momento da aquisição de seguro ou produto. A eventual infração poderá resultar em pena de reclusão de um a três anos e multa.

Planos de saúde
Atualmente, operadoras de planos e seguros de saúde já são obrigadas a garantir à pessoa com deficiência, no mínimo, todos os serviços e produtos ofertados aos demais clientes.

A lei também proíbe todas as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência, inclusive por meio da cobrança de valores diferenciados.

Autora da proposta, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) afirma que a lei precisa ser aperfeiçoada porque os seguros pessoais vão além dos de saúde. Segundo a parlamentar, que é cadeirante, “são de notório conhecimento os casos em que operadoras se recusam a contratar seguro de vida ou impõem condições contratuais abusivas quando o proponente é pessoa com deficiência”.

Tramitação
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/914583-comissao-aprova-projeto-que-proibe-preco-diferenciado-de-seguro-para-pessoas-com-deficiencia/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp