Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/10/2022 às 14h06min - Atualizada em 17/10/2022 às 16h00min

Projeto destina 10% do Funpen para capacitação de policiais penais

Para autor, medida vai auxiliar na recuperação e ressocialização dos presos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/912636-projeto-destina-10-do-funpen-para-capacitacao-de-policiais-penais/
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Discussão e apreciação de propostas. Dep. Marcos Pereira REPUBLICANO-SP

Discussão e apreciação de propostas. Dep. Marcos Pereira REPUBLICANO-SP

Pereira: "O servidor público preparado se sente mais seguro para realizar suas funções"

O Projeto de Lei Complementar 128/22 modifica a Lei do Fundo Penitenciário Nacional para incluir a capacitação continuada de servidores administrativos e dos policiais penais entre as destinações dos recursos do fundo.

O texto estabelece um percentual mínimo de 10% para a finalidade e prevê a possibilidade de uma parcela indenizatória aos servidores que se capacitarem.

A proposta, do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), está em análise na Câmara dos Deputados.

“As dificuldades encontradas pelos servidores do sistema penitenciário e pelos policiais penais são bem conhecidas. A carência de recursos materiais e humanos são problemas que precisam ser enfrentados para que a recuperação e a ressocialização dos apenados se tornem uma realidade”, justifica Pereira. “A capacitação continuada dos servidores e policiais penais se apresenta como medida fundamental para atingir esse objetivo.”

O parlamentar diz ainda que o servidor público preparado se sente mais seguro para realizar as suas funções, o que resulta em menos absenteísmo e problemas relacionados à saúde mental.

Atualmente, os recursos do Funpen já podem ser usados para formação, aperfeiçoamento e especialização do serviço penitenciário. Podem ser usados ainda em construção, reforma, ampliação, aprimoramento dos estabelecimentos penais, manutenção de serviços penitenciários, reinserção social de presos e políticas de redução da criminalidade, entre outras finalidades.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Conheça a tramitação de projetos de lei complementar



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/912636-projeto-destina-10-do-funpen-para-capacitacao-de-policiais-penais/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp