Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/10/2022 às 13h04min - Atualizada em 13/10/2022 às 16h00min

CCJ aprova regulamentação da profissão de marinheiro de esporte e recreio

Projeto ainda precisa ser votado no Plenário da Câmara antes de seguir para o Senado

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/913743-ccj-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-marinheiro-de-esporte-e-recreio/
Elaine Menke/Câmara do Deputados
Deputada Maria do Rosário discursa no Plenário da Câmara. Ela é branca, tem o cabelo médio e loiro, usa óculos, uma camisa rosa e um blazer escuro

Deputada Maria do Rosário discursa no Plenário da Câmara. Ela é branca, tem o cabelo médio e loiro, usa óculos, uma camisa rosa e um blazer escuro

A relatora da proposta, deputada Maria do Rosário

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que regulamenta a profissão de marinheiro de esporte e recreio.

O texto aprovado estabelece que esse profissional deverá possuir habilitação certificada pela autoridade marítima e somente poderá conduzir embarcações nos limites de águas abrangidos pela habilitação, sendo proibida a condução em atividades comerciais.

Entre as atribuições do marinheiro de esporte e recreio estão a condução e a operação segura da embarcação, a atualização das cartas de navegação e a observação de procedimentos de salvaguarda da vida humana e de preservação ambiental.

Outras atribuições poderão ser estabelecidas no contrato de trabalho celebrado entre o empregador e o empregado e nas convenções coletivas de trabalho.

Emendas para correção
Relatora da matéria na CCJ, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) apresentou parecer pela constitucionalidade do substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e do projeto original (PL 5454/16), das deputadas Laura Carneiro (RJ) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), com emendas supressivas e de redação.

As emendas supressivas pretendem superar questionamentos que levaram o projeto a ser rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes, como a previsão de faixas salariais para o marinheiro de esporte e recreio.

“O parecer pela rejeição na CVT defende que regulamentar uma categoria diferente das já existentes, amadores e profissionais, redundaria em confusão em setor que já funciona adequadamente. O parecer também sinaliza que fixar valores salariais muito altos resultaria em desemprego”, explica a relatora.

Com 20 artigos, 13 a mais do que o substitutivo da Comissão de Trabalho, o texto original define como marinheiros de esporte e recreio o pessoal empregado em embarcações de esporte e recreio, podendo ser classificados em: arrais, que pode conduzir embarcações na navegação interior; mestre, condutor de embarcações na navegação costeira; e capitão, autorizado a conduzir embarcações sem restrições geográficas.

Tramitação
Como recebeu pareceres divergentes, pela rejeição na Comissão de Viação e pela aprovação na Comissão de Trabalho, o texto segue agora para a análise do Plenário da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/913743-ccj-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-marinheiro-de-esporte-e-recreio/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp