Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/10/2022 às 19h06min - Atualizada em 10/10/2022 às 20h00min

Projeto aumenta para 3.700 kg o peso total permitido para caminhonetes

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/912230-projeto-aumenta-para-3-700-kg-o-peso-total-permitido-para-caminhonetes/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública – Impactos da venda da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná. Dep. Marco Brasil PP - PR

Audiência Pública – Impactos da venda da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná. Dep. Marco Brasil PP - PR

Brasil: tecnologia atual dos freios eleva a estabilidade dos veículos

O Projeto de Lei 2400/22 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para aumentar, de 3.500 para 3.700 quilos, o peso bruto total (PBT) permitido para caminhonetes. O PBT representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Marco Brasil (PP-PR) argumenta que a tecnologia utilizada atualmente pelas montadoras de veículos não é a mesma de 25 anos atrás, permitindo o transporte de mais peso com segurança.

“Os sistemas de freios e suspensão evoluíram de forma notável. Muitas picapes e veículos utilitários contam com modernos sistemas de freio motor por contrapressão no escape, típicos de caminhões, além de controles de tração e estabilidade de alta precisão”, justifica.

“Esse aparato eleva a estabilidade desses veículos a tal patamar, que lhes permite transportar maiores quantidades de carga sem os mesmos riscos de antes”, acrescentou.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/912230-projeto-aumenta-para-3-700-kg-o-peso-total-permitido-para-caminhonetes/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp