Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/10/2022 às 15h40min - Atualizada em 05/10/2022 às 16h00min

Câmara aprova MP que renova barreiras sanitárias em territórios indígenas; acompanhe

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/912321-camara-aprova-mp-que-renova-barreiras-sanitarias-em-territorios-indigenas-acompanhe/
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Airton Faleiro PT - PA

Discussão e votação de propostas. Dep. Airton Faleiro PT - PA

Airton Faleiro, relator da proposta

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (5) a Medida Provisória 1121/22, que determinou, desde 7 de junho passado, a instalação de barreiras sanitárias para tentar evitar a disseminação da Covid-19 em áreas indígenas. A proposta segue para o Senado Federal e precisa ser aprovada até o dia 17 de outubro para não perder a eficácia.

Trata-se, na prática, da reedição de medidas que vêm sendo adotadas desde outubro de 2020, quando o Congresso Nacional, o Ministério Público Federal e entidades indígenas cobraram o governo federal para que controlasse o trânsito de pessoas e de mercadorias nessas localidades.

Segundo o texto, as barreiras sanitárias devem ser compostas prioritariamente por servidores públicos federais, ou por militares e, eventualmente, por servidores públicos e militares requisitados pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública. Cabe à Funai efetuar o pagamento de diárias aos integrantes dessas barreiras até 31 de dezembro de 2022, data final de vigência da MP.

O relator da MP, deputado Airton Faleiro (PT-PA), defendeu a aprovação da regra também como uma forma de proteger os agentes públicos que atuam nessa área. “As inúmeras ameaças registradas contra servidores e colaboradores da Funai que atuam na proteção de terras indígenas com presença de índios isolados e de recente contato justificam a necessidade de apoio contínuo das forças policiais de segurança pública”, declarou.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em instantes



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/912321-camara-aprova-mp-que-renova-barreiras-sanitarias-em-territorios-indigenas-acompanhe/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp