Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/08/2018 às 11h27min - Atualizada em 25/08/2018 às 11h27min

Obras do Porto Central começam no segundo semestre do ano que vem

Projeto aguarda assinatura de contratos e captação de recursos

V Notícias
Foto: Ascom SFI
Um grupo de representantes do Porto Central, que será instalado no município de Presidente Kennedy (ES), esteve reunido com integrantes do Governo Francimara Barbosa Lemos, na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (23) e visou tratar do Plano Estratégico do empreendimento para o município.
 
O diretor do Porto Central, José Salomão disse que atualmente o projeto está licenciado, aguardando a assinatura de contratos com clientes para iniciar a obra a partir da captação de recursos.

 
“Há uma previsão para começarmos a construção no segundo semestre do ano que vem”, adiantou Salomão.
 
Segundo o diretor, por intermédio de um planejamento estratégico com a participação do poder público e da comunidade, através de uma ampla discussão, será possível elaborar um projeto para atender as demandas regionais.
 
 “Vamos promover um treinamento de pessoal aqui no município, a partir das vagas que serão disponibilizadas no empreendimento. No contrato existe uma cláusula que obriga as empresas a dar preferência de contratação de mão de obra do entorno do Porto Central”, explicou.
 
A prefeitura Francimara recepcionou os visitantes, colocando São Francisco de Itabapoana à disposição para tratar de uma colaboração mútua.
 
“Sejam bem-vindos mais uma vez. Nossa equipe técnica está pronta para discutimos o que for melhor às duas partes, em especial para o nosso município”, ressaltou a prefeita.
 
Ainda segundo o diretor do Porto Central, haverá uma grande expansão no setor econômico através de empresas que se instalarão no entorno do empreendimento e São Francisco de Itabapoana está incluído neste contexto.
 
“Teremos uma expansão populacional no município, além de um maior fluxo de hóspedes em pousadas e hotéis, o que certamente provocará o aumento de consumo e movimentará o comércio local e o setor de serviços, gerando mais renda”, revelou o diretor.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, reforçou ser uma preocupação da prefeita Francimara a absorção da mão-de-obra sanfranciscana.
 
“Estamos preocupados com a qualificação dos moradores de SFI para que possam ser contratados neste novo empreendimento.”, argumentou Ilzomar.
 
Participaram ainda da reunião os secretários municipais Fredy Beshara (Fazenda) e Aldo Júnior (Planejamento e Desenvolvimento), além do procurador-geral Ricardo Baptista e o assessor de Comunicação, Fabiano Gomes.
 
Representando o Porto Central, o diretor José Salomão, a gestora ambiental Sueli Passoni Tonini e os consultores Orlando Caliman e José Teófilo Oliveira.
 
Empreendimento
 
O Porto Central será um complexo industrial portuário multipropósito que está sendo desenvolvido em Presidente Kennedy. Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, e ocupará uma área de cerca de dois mil hectares.
 
O empreendimento está orçado em aproximadamente R$ 5 bilhões e durante as obras deve contratar 4,7 mil pessoas, previstas para serem concluídas em 10 anos.
 
Da redação com Ascom SFI

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp