Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/09/2022 às 15h13min - Atualizada em 13/09/2022 às 16h00min

Nova transmissão ao vivo da TV Câmara é apresentada em encontro latino-americano

Evento na Cidade do México reuniu profissionais de comunicação parlamentar de onze países

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/908546-nova-transmissao-ao-vivo-da-tv-camara-e-apresentada-em-encontro-latino-americano/
Divulgação
Ginny Morais apresentou pesquisa sobre as emissoras legislativas

A transmissão ao vivo de sessões do Congresso é uma realidade na maioria dos países americanos, e 80% dos legislativos incluem informações às imagens televisivas. No entanto, somente 26% desse conteúdo é considerado de boa qualidade, ou seja, vai além do nome e partido do parlamentar.

Tais dados, de 2020, foram apresentados pela diretora da Coordenação de Transmissão em Tempo Real da Câmara dos Deputados, Ginny Morais, durante o Congresso de Boas Práticas de Comunicação Parlamentar (Compar 22). O evento, que acontece nos dias 12 e 13, reúne 28 profissionais de comunicação parlamentar de 11 países da América Latina, na Cidade do México (México).

Na avaliação de Morais, foi preciso superar uma limitação inerente à televisão, de mostrar apenas um evento na tela, para trazer informação clara e relevante ao cidadão acerca do que acontece no Plenário da Câmara.

“É quase um trabalho de alfabetização legislativa”, pontuou a servidora. Durante o evento, ela falou sobre a mudança de paradigma da transmissão ao vivo adotada pela TV Câmara a partir de agosto de 2021.

Padrão de linguagem
O novo modelo, como explicou Ginny Morais, buscou integrar espaços dinâmicos na tela e passou a adotar linguagem precisa, seguindo os padrões do Plain Language Action and Information Network (Plain) – uma série de condutas para disseminar informações governamentais de forma simples ao cidadão.

“Esse novo modelo permite dar um resumo do que aconteceu até o momento (no Plenário) e também oferece ferramentas (QR Code) para que o público obtenha mais informações sobre um projeto. Essa informação adicional pode ser o texto legislativo completo, um infográfico, ou até mesmo entrevistas na TV e na Rádio (Câmara), conteúdos elaborados pelos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados”, disse Morais.

Segundo informou, nos últimos dois meses, foram mais de 9 mil acessos aos códigos QR que aparecem na tela da TV Câmara, e o Canal do Youtube chegou a realizar 50 transmissões ao vivo em um único dia. “São buscas por mais informações e o Parlamento oferecendo mais a quem busca”, notou Ginny Morais.

"A inovação ainda passa por ajustes, mas cremos que vamos por um bom caminho para aproximar a Câmara dos Deputados à cidadania, para que a população entenda a importância do que se está discutindo na Legislatura", concluiu.

O Compar 22 é um encontro promovido pelo Canal do Congresso mexicano com o objetivo de fortalecer os laços de colaboração entre os meios de comunicação parlamentares da América Latina.

A Câmara também esteve presente no encontro de 2021, quando a responsável pelo Escritório de Gestão da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx), Cláudia Lemos, falou sobre gênero na comunicação parlamentar, e a servidora Alessandra Anselmo informou sobre o programa Digitaliza Brasil, que deve levar o sinal da TV Câmara a 1.500 municípios de pequeno porte.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/908546-nova-transmissao-ao-vivo-da-tv-camara-e-apresentada-em-encontro-latino-americano/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp