Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/09/2022 às 11h05min - Atualizada em 09/09/2022 às 12h00min

Comissões promovem debate sobre vacinação de pessoas com diabetes e com obesidade

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/907888-comissoes-promovem-debate-sobre-vacinacao-de-pessoas-com-diabetes-e-com-obesidade/
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Saúde - geral - diabetes - glicosímetro - medidor de glicose

Saúde - geral - diabetes - glicosímetro - medidor de glicose

Pessoas com diabetes são mais suscetíveis a infecções

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Câmara dos Deputados promovem debate na quarta-feira (14) sobre a vacinação das pessoas com diabetes e com obesidade. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Zacharias Calil (União-GO).

O parlamentar explica que o Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado por um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos, que apresentam em comum a hiperglicemia. Em curto prazo, a hiperglicemia pode levar à maior suscetibilidade da pessoa com diabetes a desenvolver infecções devido à alteração na resposta imunológica inata e adaptativa.

“Portanto, deve-se promover a imunização de crianças, adolescente, adultos e idosos com DM enquanto estratégia de proteção à saúde, já que, além de prevenir doenças infecciosas, potencialmente para eles, auxilia na prevenção de complicações do diabetes”.

O parlamentar acrescenta que dados apontam que características clínicas associadamente a níveis de glicemia consistentemente elevados foram significativamente associadas à gravidade da Covid-19, tais como obesidade, doença cardíaca, renal ou pulmonar.

“Precisamos que o Ministério da Saúde se sensibilize a fazer mais campanhas de vacinação para a população em geral e mais específicas para pessoas com diabetes e com obesidade, além de disponibilizar em todos os postos de saúde a vacina pneumocócica polissacarídica, que pode ser localizada somente nos 52 Centros de Referência para Imunobiológicos especiais no País”, afirma.

Foram convidados, entre outros, representantes das seguintes entidades:
- Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético e Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade (ABAD), Vanessa Pirolo;
- Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Isabela Ballalai; e
- Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Levimar Araújo.

Veja a lista completa de convidados

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 12.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/907888-comissoes-promovem-debate-sobre-vacinacao-de-pessoas-com-diabetes-e-com-obesidade/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp