Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
08/09/2022 às 13h22min - Atualizada em 09/09/2022 às 00h03min

Projeto permite exploração direta de estâncias hidrominerais pelo poder público

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/899402-projeto-permite-exploracao-direta-de-estancias-hidrominerais-pelo-poder-publico/
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Queda da Cobertura Vacinal em razão da Pandemia de Covid-19. Dep. Geninho Zuliani(DEM - SP)

Queda da Cobertura Vacinal em razão da Pandemia de Covid-19. Dep. Geninho Zuliani(DEM - SP)

Geninho Zuliani, autor do projeto

O Projeto de Lei 1815/22 permite a exploração de recursos minerais pelo poder público federal, estadual e municipal em atividades voltadas ao turismo. O objetivo, segundo o autor, deputado Geninho Zuliani (União-SP), é criar um regime especial de concessão de lavra para que as cidades possam explorar diretamente as estâncias hidrominerais, como ocorre no Balneário Águas de Lindóia (SP), que passou a ser administrado pela cidade de mesmo nome a partir de 2010.

A proposta altera o Código de Minas, que proíbe o ente público de explorar diretamente os recursos minerais, exceto em casos de monopólio, a ser definido em lei específica.

Zuliani explica que, na prática, para explorar as fontes de água mineral situadas nos seus territórios, é necessário que o município constitua pessoa jurídica de direito privado ou realize a concessão de exploração do recurso à empresa privada.

“Não se observa qualquer interesse privado pelo segmento, o que tem forçado os entes federativos envolvidos a permanecerem, há muito, em situação de irregularidade face às amarras legislativas”, frisou o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/899402-projeto-permite-exploracao-direta-de-estancias-hidrominerais-pelo-poder-publico/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp