Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/09/2022 às 03h27min - Atualizada em 07/09/2022 às 06h00min

FLORENÇA É ILUMINADA PELAS ESTRELAS MUNDIAIS DA FÍSICA

El.En. no Palazzo Vecchio recebeu algumas das personalidades mais importantes do mundo do laser: ciência, física e empresas reunidas para comemorar vitórias importantes e projetar o futuro.Chaves da Cidade ao Professor Gérard Mourou, Prêmio Nobel 2018

DINO

Graças ao Grupo El.En. de Calenzano - Florença - multinacional especializada na elaboração de projetos e na produção de laser para aplicações no campo médico, industrial e para a preservação dos bens artísticos - foi organizado um evento comemorativo, pouco mais de 40 anos desde a fundação, na presença do Prêmio Nobel da física 2018 Gérard Mourou e de outros professores eméritos de renome internacional, que contribuíram para a realização de pesquisas pioneiras conduzidas no campo da física dos lasers abrindo o caminho para inúmeras aplicações científicas e médicas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220906005331/pt/

G.Mourou, O.Svelto and P.Salvadeo special guest stars at El.En. exclusive event (Photo: Business Wire)

G.Mourou, O.Svelto and P.Salvadeo special guest stars at El.En. exclusive event (Photo: Business Wire)

G.Mourou, O.Svelto and P.Salvadeo special guest stars at El.En. exclusive event (Photo: Business Wire)

O evento também foi uma oportunidade para homenagear dois nomes de referência do mundo da física: o Prêmio Nobel Gérard Mourou, ao qual, graças ao Diretor-geral do El.En., Eng. Paolo Salvadeo, o Prefeito de Florença concedeu nessa tarde, com uma cerimônia pública separada, a honra das Chaves da Cidade de Florença, e Orazio Svelto, Professor Emérito da Universidade Politécnica de Milão, pai do laser italiano. O Professor Svelto foi o inventor do chamado “compressor de fibra oca” que permitiu obter impulsos laser de duração dos attosegundos, com potências de pico inconcebíveis até então. Este sistema é atualmente utilizado em muitos laboratórios do mundo todo que realizam experimentos científicos de fronteira e de espectroscopia não linear.

Durante o jantar de gala no Salone dei Cinquecento do Palazzo Vecchio, na presença de grandes autoridades políticas, do diretor das Gallerie degli Uffizi, da Console USA, e de outras personalidades institucionais e do mundo do laser, o Professor Mourou compartilhou sua visão do futuro da ciência partindo dos estudos que lhe renderam o Nobel pela invenção da chamada Chirped Pulse Amplification (CPA), desenvolvida em colaboração com Donna Theo Strickland. É uma técnica que, graçasàgeração de impulsos ultrabreves e de alta intensidade, permitiu tornar o laser ainda mais versátil e explorar dinâmicas da física antes desconhecidas. Significativa também a presença no jantar de gala do Professor Sune Svamberg o qual, por muitos anos, participou do Comitê de Atribuição dos Prêmios Nobel para a Física, ocupando por dois anos a presidência, e da Professora Ursula Keller, uma das cientistas mais apreciadas e conhecidas no mundo no campo optoeletrônico e fotônico.

“É uma honra e motivo de orgulho conseguir criar e manter uma ligação profunda entre o mundo acadêmico e o empresarial. Isso dá a entender o quanto é fundamental a colaboração entre esses ambientes para realizar estudos e descobertas voltadosàmelhoria também da qualidade de vida das pessoas. Uma osmose de conhecimento e um debate contínuo e estimulante que marcam também uma continuidade entre professores e alunos, muitos dos quais envolvidos cotidianamente nos laboratórios das empresas do nosso grupo”, afirmou Paolo Salvadeo, Diretor-geral do Grupo El.En.


Contato:

Assessoria de Imprensa:

Headline srl

Gianpaolo Ansalone

328 4124103 – [email protected]

Assessoria de Imprensa El.En. SpA

Davide Zotta

342 6204053 – [email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp