Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/08/2022 às 12h50min - Atualizada em 30/08/2022 às 12h50min

Projeto permite uso de nome religioso em documentos oficiais

Proposta replica ideia de decreto que trata do uso do nome social no âmbito da administração pública federal

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/900727-projeto-permite-uso-de-nome-religioso-em-documentos-oficiais/
Elaine Menke/Câmara do Deputados
Deputado Orlando Silva fala ao microfone. Ele é negro, usa terno escuro e camisa clara

Deputado Orlando Silva fala ao microfone. Ele é negro, usa terno escuro e camisa clara

O autor da proposta, deputado Orlando Silva

O Projeto de Lei 2064/22 estabelece que os órgãos e as entidades públicos federais, em seus atos e procedimentos, deverão adotar o nome religioso, de acordo com o requerimento da pessoa interessada. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, os registros dos sistemas de informação, de cadastros e de programas dos órgãos e das entidades deverão conter o campo “nome religioso”, em destaque, para uso das pessoas que desejarem adotá-lo. Nesses casos, o nome civil será utilizado apenas para fins administrativos internos.

Também constará dos documentos oficiais o nome religioso da pessoa que assim requerer expressamente, acompanhado do nome civil.

A proposta, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), considera nome religioso a designação pela qual a pessoa se identifica do ponto de vista religioso.

No projeto, Silva replica a ideia do Decreto 8.727/16, que dispôs sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“Nada mais intrínseco ao ser humano que o nome que o identifica perante a sua comunidade, o seu trabalho, nas relações sociais e culturais, que o faz verdadeiramente único no universo. Neste sentido, nome e fé formam vínculo indissociável da identidade pessoal”, argumenta o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/900727-projeto-permite-uso-de-nome-religioso-em-documentos-oficiais/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp