Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/08/2022 às 11h21min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h20min

Ensaios não destrutivos testam a qualidade de produtos sem danificá-los

Testes que comprovam a qualidade de uma determinada peça, sem haver qualquer dano ou risco de inutilidade ao material são conhecidos como ensaios não destrutivos (END)

DINO
https://www.metalchek.com.br

Os ensaios não destrutivos são testes realizados em produtos acabados ou semiacabados para detectar a existência de falhas ou imperfeições, sem danificar ou inutilizar os mesmos e são importantes para garantir a qualidade, reduzir custos e evitar acidentes. Ou seja, são realizados testes que atestam a qualidade de uma determinada peça, sem inutilizá-la.

Os END são cada vez mais utilizados na indústria, pois oferecem muitas vantagens em relação aos ensaios destrutivos. Além de serem mais seguros, são mais precisos, rápidos e econômicos. São aplicados em diversos setores, como óleo e gás, geração de energia, petroquímica, automotivo, aeronáutica, ferroviária, naval, siderurgia, construção civil, entre outros.

Para cada tipo de material existe um ensaio adequado, muitos materiais ferromagnéticos, como aço, apresentam irregularidades estruturais que podem afetar significativamente a sua resistência mecânica e, consequentemente, a segurança de qualquer equipamento que os utilize. A detecção dessas falhas em estruturas metálicas é, portanto, de extrema importância.

Um dos métodos mais utilizados é o ensaio por partículas magnéticas, que é baseado na detecção de campos magnéticos gerados por imperfeições em materiais ferromagnéticos. É bastante simples e eficaz para a encontrar trincas, fendas, poros e outras deficiências em metais e por ser bastante sensível pode identificar defeitos de até 0,1 mm de diâmetro. Além disso, pode ser realizado em qualquer tipo de estrutura, independentemente do seu tamanho ou formato.

Já os ensaios não destrutivos por líquidos penetrantes são métodos de teste que usam um líquido para detectar imprecisões superficiais em materiais. Após ser aplicado, com um pincel ou spray, penetra nas fendas e outras irregularidades, o que torna possível detectar, com o auxílio de uma lanterna de luz UV, os problemas que poderiam não ser visíveis a olho nu.

“Os ensaios não destrutivos são fundamentais, pois permitem a avaliação da qualidade dos itens sem comprometer sua integridade”, afirma Fernanda Gebrael, diretora da Metal-Chek, fabricante nacional de líquidos penetrantes e partículas magnéticas para END.

Os testes dependem também da capacitação dos profissionais que os aplicam e para que os apresentem resultados confiáveis é fundamental utilizar corretamente os insumos. “As fórmulas e o método de aplicação dos líquidos penetrantes e das partículas magnéticas são constantemente testados em três tipos de laboratórios afim de aprimorar suas fórmulas e consequentemente o desempenho para realizar o ensaio não destrutivo”, explica Fábio Moura que é gerente comercial na Metal-Chek.

Ensaios não destrutivos permitem que os inspetores e engenheiros determinem se um determinado material ou componente está em conformidade com as especificações sem causar danos ao material e garantem a segurança dos consumidores.






Website: https://www.metalchek.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp