Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/08/2022 às 11h11min - Atualizada em 26/08/2022 às 12h00min

Comissão de Seguridade Social discute antecipação de testagem para AME no teste do pezinho

AME é uma doença incurável que depende de diagnóstico precoce para sucesso do tratamento

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/905242-comissao-de-seguridade-social-discute-antecipacao-de-testagem-para-ame-no-teste-do-pezinho/
Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte
Uma enfermeira coleta gotas de sangue do pé de um bebê para fazer o teste do pezinho

Uma enfermeira coleta gotas de sangue do pé de um bebê para fazer o teste do pezinho

Teste é feito de graça pelo SUS nos primeiros dias de vida

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (30) a antecipação da quinta etapa do teste do pezinho, que prevê a testagem para a atrofia muscular espinhal (AME).

O teste do pezinho é realizado a partir de amostra de sangue coletada no calcanhar do recém-nascido nos primeiros dias de vida e permite o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes.

No ano passado, foi sancionada a Lei 14.154/21, que ampliou de 6 para 53 o número de doenças rastreadas pelo teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A norma, que só entrou em vigor em maio deste ano, prevê a ampliação escalonada dessa testagem (veja quadro abaixo).

“O teste do pezinho para o diagnóstico da AME somente será realizado na quinta etapa, estimando-se o prazo médio de 2 anos para que esta fase seja alcançada”, afirma o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que pediu a realização do debate.

O parlamentar lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da AME, “por isso é de extrema urgência que haja a antecipação desta 5ª etapa”.

A atrofia muscular espinhal, conhecida como AME, é uma doença rara e sem cura, que gera perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, provocando fraqueza muscular e atrofia. Um dos principais sintomas da doença é a dificuldade ou incapacidade de locomoção, de sustentação da cabeça e de respiração.

Foram convidados para debater o assunto, entre outros, representantes da Associação Brasileira de Amiotrofia Muscular Espinhal, a secretária de Atenção Especializada à Saúde Ministério da Saúde, Maíra Batista Botelho, médicos e mães de crianças com AME.

A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 10h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

 

 



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/905242-comissao-de-seguridade-social-discute-antecipacao-de-testagem-para-ame-no-teste-do-pezinho/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp