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24/08/2022 às 10h17min - Atualizada em 24/08/2022 às 12h00min

Migração para nuvem SAP é impulsionada no Brasil

Mais empresas de grande e médio porte estão modernizando o ERP com SAP S/4HANA baseado em nuvem e o programa RISE with SAP, diz relatório ISG Provider Lens™

DINO

As empresas brasileiras estão migrando suas implementações SAP para a nuvem em ritmo acelerado, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e empresa de assessoria.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem 2022 para o Brasil mostra que a maioria das organizações nacionais ainda executa seus aplicativos SAP ERP no local ou em data centers de terceiros, mas um número crescente está migrando-os para a nuvem. Grandes e médias empresas adotam abordagens diferentes para essa transição.

“A estratégia da SAP de incentivar os clientes a migrarem para a nuvem está rendendo dividendos no Brasil”, disse Bill Huber, sócio do ISG, Digital Platforms and Solutions. “Com a ajuda de fornecedores de serviços, muitas empresas conseguem modernizar seus ambientes SAP.”

A maioria dos clientes SAP no Brasil não está considerando outras soluções de ERP, mas decidindo se deve atualizar para o S/4HANA, usar o programa RISE with SAP ou não atualizar neste momento, diz o relatório.

Muitas grandes empresas resistiramàatualização para a nuvem por medo da complexidade envolvida, diz o ISG. No entanto, um número crescente de prestadores de serviços oferece ferramentas automatizadas para realizar a transição. As atualizações típicas de ERP para S/4HANA na nuvem podem levar apenas nove meses usando ferramentas que convertem código e dados legados e identificam aplicativos personalizados que precisam ser alterados, diz o relatório.

A maioria das grandes empresas no Brasil que fazem upgrade optam por implementar o SAP S/4HANA em uma nuvem pública que já usam, continuando a trabalhar com um fornecedor de nuvem e parceiros de serviço que conhecem e confiam, diz o relatório. As empresas de médio porte são mais propensas a escolher o programa de transformação como serviço RISE com SAP, geralmente por sua simplicidade.

“A SAP pode ser uma boa parceira de serviços de infraestrutura para empresas menores”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “As grandes empresas que já têm parceiros de infraestrutura preferem não adicionar mais um.”

O número de parceiros certificados pela SAP no Brasil caiu de 165 em 2019 para 114 em 2022 porque a SAP está exigindo mais investimentos de parceiros para desenvolver conhecimentos específicos do setor, diz o ISG. Os 40 principais parceiros cresceram em média 22% em 2021, em parte investindo em treinamento e educação.

O relatório também explora outras tendências no ecossistema SAP no Brasil, incluindo preocupações crescentes com a conformidade ambiental, social e de governança (ESG) e o surgimento da SAP Business Technology Platform para integração da SAP com aplicativos nativos de nuvem de clientes e parceiros.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem 2022 para o Brasil avalia os recursos de 40 parceiros em cinco quadrantes: SAP S/4HANA System Transformation — Large Accounts, SAP S/4HANA System Transformation — Midmarket, Managed Application Services for SAP ERP, Managed Platform e Serviços em nuvem para SAP ERP e SAP Business Technology Platform.

O relatório nomeia Accenture, Capgemini, T-Systems e Wipro como Líderes em quatro quadrantes cada. Ele nomeia Atos, Infosys, NTT DATA, Softtek e Tech Mahindra como Líderes em três quadrantes cada. BCI Consulting, Engineering, essence, IBM, Megawork, Seidor, Stefanini e TIVIT são apontados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Engineering, Megawork e Numen são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Ativy, BCI Consulting, Engineering, NTT DATA e T-Systems.

O relatório ISG Provider Lens™ SAP Ecosystem 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisa complementar, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.


Contato:

Press:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

[email protected]

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

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