Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/08/2022 às 19h49min - Atualizada em 23/08/2022 às 20h00min

Projeto responsabiliza o Estado pela Chacina de Acari

Proposta prevê pagamento vitalício de um salário mínimo mensal pela União aos parentes em 1º grau das vítimas

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/898848-projeto-responsabiliza-o-estado-pela-chacina-de-acari/
Elaine Menke/Câmara do Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Talíria Petrone PSOL-RJ

Discussão e votação de propostas. Dep. Talíria Petrone PSOL-RJ

Talíria Petrone destaca movimento das Mães de Acari

A Câmara dos Deputados analisa proposta que responsabiliza o Estado pelo desaparecimento de 11 pessoas sequestradas por homens armados na favela de Acari (RJ). O crime ocorreu em 1990 e até hoje os corpos das vítimas não foram encontrados.

Em junho deste ano, foi aprovada uma lei estadual do Rio de Janeiro (Lei 9.753/22) que garante indenização aos familiares das vítimas. A reparação será paga em valor único e levará em conta a idade da vítima na data do desaparecimento e sua expectativa de vida.

Já o projeto em análise na Câmara dos Deputados (PL 1969/22) prevê o pagamento vitalício de um salário mínimo mensal pela União aos parentes em primeiro grau das vítimas.

O benefício será concedido prioritariamente à mãe. Caso esta não se encontre viva, ao pai; e, caso ambos sejam falecidos, será dividido entre os descendentes de primeiro grau.

Autora da proposta, a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) destacou a importância do movimento social fundado pelas mães das vítimas para divulgar a violência perpetrada por milícias e grupos armados no Rio. No entanto, a parlamentar frisou que a atuação dessas mulheres não foi reconhecida pelo Estado.

“Pelo contrário, foram perseguidas, sofreram riscos e inclusive uma de suas grandes lideranças, Edméia Euzébio Soares, foi assassinada”, salientou a deputada.

Talíria Petrone relatou que Edméia sofreu uma emboscada e foi assassinada junto com sua cunhada, Sheila Conceição, em 1993, após visitarem um detento no presídio Hélio Gomes do qual teriam ouvido informações essenciais para a investigação do crime.

O projeto também prevê que os nomes das mães de Acari sejam inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/898848-projeto-responsabiliza-o-estado-pela-chacina-de-acari/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp