Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/05/2018 às 10h45min - Atualizada em 23/05/2018 às 10h45min

Itapemirim e Marataízes intensificam combate às Fakenews

Os municípios do Litoral Sul firmaram cooperação técnica contra crimes virtuais com delegacias especializadas

Fato

Os responsáveis pela Comunicação dos municípios de Itapemirim e Marataízes, Pedro Paulo Biccas e Gleice Campos, estiveram na tarde desta terça-feira (22), na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos (DRCE), em Vitória. O objetivo da vista foi firmar uma parceria com a Polícia Civil do Estado no combate aos crimes virtuais e fakenews da região.

Somente no ano passado, foram registrados mais de dois mil crimes eletrônicos na capital, onde fica a sede da delegacia especializada, porém, todas as delegacias do estado estão aptas a registrar e apurar este tipo de ocorrência. Para isso, basta apenas encaminhar um "print" à delegacia.

Considerando o alto índice de uso indevido da tecnologia da informação na região, o investigador de polícia, Eduardo Pinheiro Monteiro, especialista em Crimes Virtuais, estará ainda no primeiro semestre realizando uma capacitação dos servidores municipais destes municípios para combater e orientar sobre este tipo de crime. Além disso, será firmada uma parceria com as delegacias regionais para capacitação especializada para policiais da região.

"Aquele que produz notícia falsa ou ainda não verifica autenticidade dos fatos, age de má fé e a este cabe todos os rigores da lei", comentou o delegado titular, Brenno Andrade de Souza.

O delegado assegurou, ainda, que aqueles que compartilham conteúdo mentiroso na internet também devem responder por isso perante as autoridades legais.                                 

A apuração de denúncias das chamadas "fakenews" será feita pelo Núcleo de Repressão a Organizações Criminosas (NUROC) sob o comando do Delegado Alexandre Passamani.

O delegado da DRCE finalizou o encontro se dispondo a realizar a interlocução dos municípios com o NUROC e encontrar o modo mais ágil e eficaz na apuração, solução e responsabilização dos casos necessários.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp