Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/04/2018 às 12h17min - Atualizada em 30/04/2018 às 12h17min

Vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira (1º)

Expectativa é vacinar aproximadamente 700 mil bovinos e bubalinos. Em maio, devem ser vacinados bois e búfalos com até dois anos de idade.

G1

A vacinação contra a febre aftosa vai começar no Espírito Santo nesta terça-feira (1º). Devem ser vacinados bois e búfalos com até dois anos de idade, durante o mês de maio. A vacinação é obrigatória e deve ser feita pelos criadores.

A expectativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que coordena a campanha, é de vacinar cerca de 700 mil animais em 32 mil propriedades. A maior concentração do rebanho está em Ecoporanga, na região Norte do estado, com 200 mil cabeças.

Como vacinar
As vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf. Após a compra, é importante que o pecuarista siga as normas de transporte, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer o resultado final.

Atualização de cadastro
Os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais que aconteceram na propriedade desde a última atualização do rebanho.

O registro pode ser feito no escritório do Idaf ou pela internet por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

A atualização cadastral também é obrigatória para os produtores que não tenham animais em idade vacinal.

Comprovação
Comprovar que os animais tomaram a vacina e que o cadastro está atualizado é obrigatório e pode ser feito pela internet até o dia 31 de maio, ou nos escritórios do Idaf até 8 de junho.

O produtor que descumpre a obrigatoriedade de vacinação e comprovação pode pagar multa por cada animal não imunizado, além de ficar impedido de transitar seus animais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp