Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/06/2022 às 14h56min - Atualizada em 28/06/2022 às 15h20min

Resultados do estudo fase 2 do fazirsiran em pacientes com deficiência de antitripsina alfa-1 publicado no New England Journal of Medicine

− Regressão da fibrose observada em 58% (sete de 12) dos pacientes que receberam fazirsiran 200 mg − Redução mediana de 83% do acúmulo de Z-AAT no fígado − Redução de 69% na carga histológica de glóbulo − Melhorias substanciais e sustentadas em biomarcadores clinicamente relevantes da saúde hepática

DINO

A Takeda (TSE:4502/NYSE:TAK) ("Takeda") e a Arrowhead Pharmaceuticals Inc. (NASDAQ: ARWR) anunciaram hoje que os resultados de um estudo clínico fase 2 (AROAAT-2002) de fazirsiran experimental (TAK-999/ARO-AAT) para o tratamento de doenças hepáticas associadasàdeficiência de antitripsina alfa-1 (AATD) foram recentemente publicados no New England Journal of Medicine (NEJM) e apresentados em uma apresentação oral no The International Liver Congress™ 2022 - Encontro Anual da Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL). O artigo do NEJM foi publicado on-line antes da impressão e tem como título "Fazirsiran for Liver Disease Associated with Alpha-1 Antitrypsin Deficiency". A apresentação da EASL foi intitulada "Redução da síntese intra-hepática de Z-AAT por Fazirsiran diminui a carga de glóbulo e melhora as medidas histológicas de doenças hepáticas em adultos com deficiência de antitripsina Alfa-1."

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220624005344/pt/

"Atualmente, não há tratamento específico para doença hepática associadaàAATD. Os resultados do estudo AROAAT-2002 fornecem várias linhas de evidência de que danos hepáticos preexistentes nesses pacientes podem ser significativamente melhorados após o tratamento com fazirsiran", afirmou Pavel Strnad, MD, professor do Hospital Universitário RWTH Aachen e investigador principal do AROAAT-2002 estudo que apresentou os dados na EASL. "Especificamente, as melhorias na carga de glóbulos histológicos, redução nos sinais histológicos de inflamação portal, normalização de enzimas hepáticas elevadas e melhora na fibrose hepática são indicadores encorajadores de que o fazirsiran pode melhorar rapidamente a lesão hepática. Também fala da emocionante inovação que está acontecendo no campo, que uma terapêutica de siRNA direcionada especificamente para o fígado tem o potencial de abordar uma doença hepática anteriormente intratável".

Fazirsiran é uma potencial terapia de interferência de RNA (RNAi) investigacional de primeira classe, projetada para reduzir a produção da proteína mutante alfa-1 antitripsina (Z-AAT) como um tratamento potencial para a doença hepática genética rara associadaàAATD. Acredita-se que o acúmulo de Z-AAT seja a causa da doença hepática progressiva em pacientes com AATD. Espera-se que a redução da produção da proteína inflamatória Z-AAT interrompa a progressão da doença hepática e potencialmente permita que o fígado se regenere e repare. Fazirsiran recebeu a designação de terapia inovadora (BTD) em julho de 2021 e a designação de medicamento órfão em fevereiro de 2018 para o tratamento de AATD do FDA dos EUA.

"Os dados interessantes sobre o tratamento com fazirsiran do estudo aberto AROAAT-2002 Fase 2 em pacientes com doença hepática AATD sugerem um efeito do tratamento e o potencial de melhorar vários marcadores a jusante da saúde do fígado. Também estamos chegandoàconclusão do estudo SEQUOIA da Fase 2 e esperamos avaliar ainda mais o potencial do fazirsiran neste estudo maior controlado por placebo", afirmou Javier San Martin, MD, diretor médico da Arrowhead. "Fazirsiran mostrou um alto nível de atividade em todos os pacientes estudados e é representativo de como a via de interferência de RNA pode ser aproveitada para silenciar de forma confiável e consistente a expressão gênica e potencialmente ter um impacto positivo em pacientes com várias doenças genéticas".

"Esses resultados iniciais demonstram o potencial de uma terapia de RNAi como o fazirsiran para reverter a doença hepática em pacientes com doença hepática AATD e esperamos que o fazirsiran um dia ajude os pacientes a evitar a necessidade de transplante de fígado", afirmou Chinwe Ukomadu, MD, Ph. D., chefe da unidade de área terapêutica de gastroenterologia da Takeda. "Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração bem-sucedida com a Arrowhead e aplicar o longo histórico de inovação da Takeda em gastroenterologia para iniciar um estudo de fase 3 do fazirsiran".

(Sobre o estudo fase 2 AROAAT-2002)

AROAAT-2002 (NCT03946449) é um estudo piloto aberto, multidose, de Fase 2 para avaliar a resposta ao fazirsiran em 16 pacientes com doença hepática associada a AATD e fibrose hepática basal. Os pacientes foram incluídos em três coortes. Todos os participantes elegíveis receberam uma biópsia pré-dose e uma biópsia no final do estudo. Participantes tratados também tiveram a oportunidade de continuar o tratamento em uma extensão de rótulo aberto (OLE). Incluindo a OLE, foram feitas avaliações provisórias após seis meses e 18 meses (coortes 1, 1b) e 12 meses e 24 meses (coorte 2) de tratamento com fazirsiran.

Resultados de eficácia

Todos os pacientes (n = 16) tiveram reduções na proteína AAT mutante total acumulada (Z-AAT) no fígado (alteração percentual média na semana 24 ou 48, -83,3%; intervalo de confiança de 95%, -89,7 a -76,4). Uma redução média substancial da linha de base na concentração sérica de Z-AAT foi observada em todas as coortes, com um nadir de -90±5% na coorte de 200 mg e -87±6% na coorte de 100 mg na semana 6. Reduções no fígado, as concentrações de Z-AAT foram associadas a melhorias histológicas na inflamação.

A maioria dos pacientes tinha uma alta carga de glóbulos PAS-D histológica na linha de base (pontuação média, 7,4; pontuações variam de 0 a 9, com pontuações mais altas indicando uma maior carga de glóbulos). Após o tratamento, todos os pacientes tiveram uma carga globular diminuída, com a pontuação média diminuindo para 2,3 na semana 24 ou 48 (redução de 69%).

Biomarcadores de lesão hepática também foram reduzidos. Na linha de base, as concentrações médias de ALT estavam acima do limite superior do intervalo normal em todas as coortes. Após o tratamento, as concentrações de ALT diminuíram em todas as coortes da semana 16 até a semana 52. Todos os 12 pacientes com concentrações de ALT acima do limite superior do intervalo normal no início do estudo tiveram reduções para as concentrações normais na semana 52.

A regressão da fibrose de pelo menos um estágio ocorreu em sete dos 12 pacientes que receberam a dose de 200 mg (coortes 1 e 2), incluindo dois pacientes com cirrose, e em nenhum dos três pacientes com biópsias avaliáveis que receberam a dose de 100 mg. coorte 1b). Dois pacientes na coorte 2 tiveram progressão da fibrose desde a linha de base até a semana 48 (ambos de F2 para F3), embora ambos tenham apresentado reduções profundas na carga de glóbulos PAS-D (escores de 9 e 4 na linha de base e 0 para ambos na semana 48) e reduziram as concentrações de ALT e γ-glutamiltransferase com o tratamento.

Resultados de segurança

Fazirsiran foi geralmente bem tolerado. Durante um período de um ano e meio, não houve mortes, descontinuações do tratamento com fazirsiran ou interrupções da dose. Os eventos adversos mais comuns que surgiram ou pioraram após a primeira administração de fazirsiran foram artralgia e aumento das concentrações de creatinina quinase no sangue. Não houve aumentos aparentes dependentes da dose na frequência ou gravidade dos eventos adversos. Quatro eventos adversos graves, todos de gravidade moderada, foram relatados nas coortes 1 e 2, todos resolvidos com todos os quatro pacientes continuando a receber tratamento com fazirsiran no período de extensão.

Até agora, não houve eventos adversos pulmonares importantes resultando em descontinuação do medicamento ou do estudo. Quatro dos seis pacientes que entraram no estudo enquanto recebiam terapia de reposição com AAT tinham histórico de enfisema e nenhum relatou exacerbações.

Sobre a colaboração e o contrato de licença da Takeda e da Arrowhead

Em outubro de 2020, Arrowhead e Takeda anunciaram um acordo de colaboração e licenciamento para desenvolver o fazirsiran. Sob os termos do acordo, Arrowhead e Takeda co-desenvolverão o fazirsiran, que, se aprovado, será co-comercializado nos EUA sob uma estrutura de participação nos lucros de 50/50. Fora dos EUA, a Takeda liderará a estratégia de comercialização global e receberá uma licença exclusiva para comercializar o fazirsiran com Arrowhead elegível para receber royalties escalonados de 20-25% sobre as vendas líquidas. Arrowhead recebeu um pagamento adiantado de US$ 300 milhões e é elegível para receber potenciais marcos regulatórios e comerciais de até US$ 740 milhões.

Sobre a deficiência associadaàalfa-1 antitripsina

A Deficiência associadaàAlfa-1 antitripsina (AATD) é uma doença genética rara associada a doença hepática em crianças e adultos e doença pulmonar em adultos. Estima-se que a AATD afete uma por 3.000-5.000 pessoas nos Estados Unidos e uma por 2.500 na Europa. A proteína AAT é primariamente sintetizada e secretada pelos hepatócitos hepáticos. Sua função é inibir enzimas que podem quebrar o tecido conjuntivo normal. A variante da doença mais comum, o mutante Z, tem uma única substituição de aminoácidos que resulta em dobramento impróprio da proteína. A proteína mutante não pode ser efetivamente secretada e se acumula em glóbulos dentro dos hepatócitos. Isso desencadeia lesão contínua dos hepatócitos, levando a fibrose, cirrose e aumento do risco de carcinoma hepatocelular.

Indivíduos com o genótipo homozigoto PiZZ apresentam deficiência grave de AAT funcional que pode levar a doença pulmonar e doença hepática. A doença pulmonar é frequentemente tratada com terapia de aumento de AAT. Entretanto, a terapia de reposição não faz nada para tratar a doença hepática, e não há terapia específica para manifestações hepáticas. Existe uma necessidade significativa não atendida, pois o transplante de fígado, com sua morbidade e mortalidade associadas, é atualmente a única cura disponível.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda é uma líder biofarmacêutica global, baseada em valores e orientada para P&D, com sede no Japão, comprometida em descobrir e fornecer tratamentos que transformam vidas, guiados por nosso compromisso com os pacientes, nosso pessoal e o planeta. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: oncologia, genética rara e hematologia, neurociência e gastroenterologia (GI). Também fazemos investimentos direcionados em P&D em terapias e vacinas derivadas de plasma. Estamos nos concentrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuam para fazer a diferença na vida das pessoas, avançando a fronteira de novas opções de tratamento e alavancando nosso mecanismo e recursos colaborativos aprimorados de P&D para criar um pipeline robusto e com diversas modalidades. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e trabalhar com nossos parceiros na área de saúde em aproximadamente 80 países e regiões. Para obter mais informações, visite https://www.takeda.com.

Sobre a Arrowhead Pharmaceuticals

A Arrowhead Pharmaceuticals desenvolve medicamentos que tratam doenças intratáveis silenciando os genes que as causam. Usando um amplo portfólio de químicas de RNA e modos eficientes de entrega, as terapias Arrowhead acionam o mecanismo de interferência de RNA para induzir o knockdown rápido, profundo e durável dos genes-alvo. A interferência de RNA, ou RNAi, é um mecanismo presente em células vivas que inibe a expressão de um gene específico, afetando assim a produção de uma proteína específica. A terapêutica baseada em RNAi da Arrowhead aproveita esse caminho natural de silenciamento de genes. Para obter mais informações, visite www.arrowheadpharma.com ou siga-nos no Twitter @ArrowheadPharma. Para ser adicionado(a)àlista de e-mails da Empresa e receber notícias diretamente, visite http://ir.arrowheadpharma.com/email-alerts.

Aviso importante da Takeda

Para os fins deste aviso, “comunicadoàimprensa” significa este documento, qualquer apresentação oral, qualquer sessão de perguntas e respostas e qualquer material escrito ou oral discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda”) em relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (incluindo qualquer briefing oral e qualquer pergunta e resposta em relação a ele) não se destina, e não constitui, representa ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de qualquer oferta de compra, aquisição, subscrever, trocar, vender ou alienar quaisquer valores mobiliários ou a solicitação de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outros títulos estão sendo oferecidos ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de valores mobiliários deve ser feita nos Estados Unidos, exceto de acordo com o registro sob o U.S. Securities Act (Lei de Valores Mobiliários dos EUA) de 1933, conforme alterado, ou uma isenção do mesmo. Este comunicado de imprensa está sendo fornecido (juntamente com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário) com a condição de que seja para uso pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para avaliação de qualquer investimento, aquisição, alienação ou qualquer outra transação). Qualquer falha no cumprimento dessas restrições pode constituir uma violação das leis de valores mobiliários aplicáveis. As empresas nas quais a Takeda detém direta e indiretamente investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, “Takeda” às vezes é usado por conveniência quando são feitas referênciasàTakeda e suas subsidiárias em geral. Da mesma forma, as palavras “nós”, “nos” e “nosso” também são usadas para se referir a subsidiárias em geral ou a quem trabalha para elas. Essas expressões também são usadas quando nenhuma finalidade útil é atendida pela identificação da empresa ou empresas em particular.

Declarações prospectivas da Takeda

Este comunicadoàimprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicadoàimprensa podem conter declarações, crenças ou opiniões prospectivas em relação aos negócios futuros da Takeda, posição futura e resultados das operações, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como "metas", "planos", "acredita", "continua", "espera", "objetiva", "pretende", "garante", "vai", "pode", "deveria", "faria", "poderia", "antecipa", "estima", "projeta" ou expressões similares ou a sua negativa. Essas declarações prospectivas são baseadas em suposições sobre muitos fatores importantes, incluindo os seguintes, que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas: as circunstâncias econômicas que cercam os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e nos Estados Unidos; pressões e desenvolvimentos competitivos; mudanças nas leis e regulamentos aplicáveis, incluindo reformas globais de saúde; desafios inerentes ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo a incerteza do sucesso clínico e as decisões das autoridades reguladoras e o momento das mesmas; incerteza de sucesso comercial para produtos novos e existentes; dificuldades ou atrasos de fabricação; flutuações nas taxas de juros e câmbio; reclamações ou preocupações em relaçãoàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o impacto de crises de saúde, como a nova pandemia de coronavírus, na Takeda e seus clientes e fornecedores, incluindo governos estrangeiros em países em que a Takeda opera ou em outras facetas de seus negócios; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com as empresas adquiridas; a capacidade de alienar ativos que não são essenciais para as operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento; e outros fatores identificados no Relatório Anual mais recente da Takeda no Formulário 20-F e nos outros relatórios da Takeda arquivados na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponíveis no site da Takeda em:https://www.takeda.com/investors/sec-filings/ ou em www.sec.gov. A Takeda não se compromete a atualizar nenhuma das declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possa fazer, exceto conforme exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados ou declarações da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos e não são uma estimativa, previsão, garantia ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

Declaração da Arrowhead Safe Harbor sob a Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados:

Este comunicadoàimprensa contém declarações prospectivas dentro do significado das disposições de "porto seguro" do Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Quaisquer declarações contidas neste comunicado, exceto informações históricas, podem ser consideradas declarações prospectivas. Sem limitar a generalidade do precedente, palavras como "pode", "vai", "espera", "acredita", "antecipa", "pretende", "planeja", "projeta", "poderia", "estimar" ou "continuar" destinam-se a identificar tais declarações prospectivas. Além disso, quaisquer declarações que se refiram a projeções de nosso desempenho financeiro futuro, tendências em nossos negócios, expectativas para nosso pipeline de produtos ou candidatos a produtos, incluindo envios regulatórios antecipados e resultados de programas clínicos, perspectivas ou benefícios de nossas colaborações com outras empresas ou outras caracterizações de eventos ou circunstâncias futuras são declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas em nossas expectativas atuais e referem-se apenas a esta data. Nossos resultados reais podem diferir materialmente e adversamente daqueles expressos em quaisquer declarações prospectivas como resultado de vários fatores e incertezas, incluindo o impacto da pandemia COVID-19 em andamento em nossos negócios, a segurança e eficácia de nossos candidatos a produtos, decisões das autoridades reguladoras e o momento delas, a duração e o impacto dos atrasos regulatórios em nossos programas clínicos, nossa capacidade de financiar nossas operações, a probabilidade e o momento do recebimento de taxas de licenciamento e marcos futuros, o sucesso futuro de nossos estudos científicos, nossa capacidade de desenvolver e comercializar com sucesso candidatos a medicamentos, o momento para iniciar e concluir os ensaios clínicos, a rápida mudança tecnológica em nossos mercados, a aplicação de nossos direitos de propriedade intelectual e os outros riscos e incertezas descritos em nosso Relatório anual mais recente no Formulário 10-K, Relatórios trimestrais subsequentes no Formulário 10- Q e outros documentos arquivados na Securities and Exchange Commission de tempos em tempos. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas para refletir novos eventos ou circunstâncias.

Referências:

Strnad P, Mandorfer M, Choudhury G, et al. Fazirsiran for Liver Disease Associated with Alpha1-Antitrypsin Deficiency [published online ahead of print, 2022 Jun 25]. N Engl J Med. 2022;10.1056/NEJMoa2205416. doi:10.1056/NEJMoa2205416.

Strnad P. Reduction of intra-hepatic Z-AAT synthesis by fazirsiran decreases globule burden and improves histological measures of liver disease in adults with alpha-1 antitrypsin deficiency. Poster presented at: The International Liver Congress; June 2022; London, UK

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contatos de mídia Takeda:

Mídia japonesa

Ritsuko Nomura

[email protected]

+81 (0) 466-32-4520

Mídia internacional e dos EUA

Chris Stamm

[email protected]

+1 (617) 374-7726

Contatos de investidor Arrowhead:

Vince Anzalone, CFA

626-304-3400

[email protected]

Contatos de mídia Arrowhead:

LifeSci Communications, LLC

Josephine Belluardo, Ph.D.

646-751-4361

[email protected]

OR

LifeSci Advisors, LLC

Brian Ritchie

212-915-2578

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp