Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/06/2022 às 13h40min - Atualizada em 09/06/2022 às 14h00min

Comissão aprova projeto que proíbe cadastro de consumidor em promoção sem sua expressa autorização

A proposta também anula eventuais débitos lançados pela empresa em decorrência do cadastramento do consumidor

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/885352-comissao-aprova-projeto-que-proibe-cadastro-de-consumidor-em-promocao-sem-sua-expressa-autorizacao/
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Audiência Pública *Debater o Projeto de lei nº 11.068/2018 - preços em braile*. Dep. Jorge BrazREPUBLICANOS - RJ

Audiência Pública *Debater o Projeto de lei nº 11.068/2018 - preços em braile*. Dep. Jorge BrazREPUBLICANOS - RJ

Jorge Braz apresentou substitutivo à proposta

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna abusiva a cláusula contratual que permita ao fornecedor cadastrar consumidor em programas promocionais sem o seu consentimento.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ), ao Projeto de Lei 1591/20, da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES). Braz manteve a ideia original do projeto, mas incluiu a possibilidade de cadastramento em programas de distribuição gratuita de prêmios ou benefícios nos casos admitidos em lei ou regulamento e desde que o consumidor tenha sido informado de sua participação.

Como exemplos, ele citou programas de fidelidade em que o acúmulo de pontos dá direito a recompensas, além de sorteios, vales-brinde, concursos e títulos de capitalização na modalidade incentivo.

“Desde que não imponham qualquer tipo de cobrança ou encargo para o consumidor, nem configurem a já proibida “venda casada”, ações promocionais como essas, a rigor, não violam a boa-fé objetiva”, observou o relator.

“No entanto, essas ações normalmente induzem à formação de banco de dados e, não raro, ensejam o compartilhamento de informações dos clientes com terceiros envolvidos na campanha de premiação”, acrescentou o relator, justificando a necessidade de o consumidor ser previamente informado sobre o cadastramento.

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor, que atualmente prevê sanções administrativas aos casos de cláusulas abusivas, que podem ir de multa até cassação de licença do estabelecimento, resguardado o direito do consumidor de processar a empresa por danos.

Tramitação
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos e lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/885352-comissao-aprova-projeto-que-proibe-cadastro-de-consumidor-em-promocao-sem-sua-expressa-autorizacao/


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp