Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/04/2022 às 13h55min - Atualizada em 30/04/2022 às 00h00min

Projeto estabelece prazo para apresentação da defesa nos Juizados Especiais Cíveis

Texto inclui na lei prazo já aceito pela jurisprudência e previsto no Código de Processo Civil

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/867257-projeto-estabelece-prazo-para-apresentacao-da-defesa-nos-juizados-especiais-civeis/
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Deputado Rubens Pereira Júnior discursa no Plenário da Câmara

Deputado Rubens Pereira Júnior discursa no Plenário da Câmara

O autor da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior

O Projeto de Lei 882/22 estabelece que a defesa dos réus nos Juizados Especiais Cíveis deverá ser apresentada por escrito no prazo de 15 dias, a contar da data de realização da audiência de conciliação. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA). Ele afirma que a Lei dos Juizados Especiais não dispõe sobre o prazo para o oferecimento da contestação pelo réu, o que gera insegurança jurídica.

Atualmente, segundo Pereira Júnior, parte da jurisprudência recomenda usar o prazo de 15 dias após a audiência de mediação ou conciliação, previsto no Código de Processo Civil.

“Para além da aludida insegurança jurídica causada, é uma tendência do sistema processual civil uniformizar os prazos para realização dos atos processuais”, disse.

A proposta do deputado determina ainda que a contestação deverá ser apenas por escrito. Hoje também é admitida a apresentação oral. Pereira Júnior explica que a mudança agiliza a prestação da justiça, já que atualmente a maior parte das ações são digitais.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/867257-projeto-estabelece-prazo-para-apresentacao-da-defesa-nos-juizados-especiais-civeis/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp