Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/04/2022 às 10h09min - Atualizada em 18/04/2022 às 14h00min

Projeto prevê expedição de diplomas e certificados em braile a pedido do aluno

Segundo a proposta, instituições que descumprirem a medida podem ser multadas

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/866315-projeto-preve-expedicao-de-diplomas-e-certificados-em-braile-a-pedido-do-aluno/
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Deputado Francisco Jr. fala ao microfone

Deputado Francisco Jr. fala ao microfone

O autor da proposta, deputado Francisco Jr.

O Projeto de Lei 862/22 obriga instituições de ensino a emitirem, a pedido do aluno ou de seus responsáveis, diplomas e certificados no sistema braile, além do diploma convencional. A expedição em braile não implica, segundo o texto, custos adicionais ao estudante. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Francisco Jr. (PSD-GO) cita dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 segundo o qual 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual.

“Propõe-se alterar o Estatuto da Pessoa com Deficiência para tornar obrigatória a emissão de diplomas no sistema braile, caso solicitado pelo estudante portador de deficiência visual ou por seu responsável legal”, afirma o deputado.

Segundo a proposta, o descumprimento da medida sujeita a instituição de ensino à notificação por escrito e, em caso de reincidência, à multa de R$500,00, sendo aplicada em dobro a cada novo caso.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/866315-projeto-preve-expedicao-de-diplomas-e-certificados-em-braile-a-pedido-do-aluno/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp