Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/03/2022 às 11h28min - Atualizada em 22/03/2022 às 14h00min

Projeto prevê certidão digital como comprovante do serviço militar

Texto determina ainda que os certificados de reservista e de dispensa de incorporação deverão ser expedidos gratuitamente

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/858639-projeto-preve-certidao-digital-como-comprovante-do-servico-militar/
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Deputado Kim Kataguiri fala ao microfone

Deputado Kim Kataguiri fala ao microfone

Kim Kataguiri afirma que a proposta desburocratiza o serviço militar

O Projeto de Lei 342/22 determina que o certificado de reservista, de dispensa de incorporação e os demais relacionados ao serviço militar obrigatório poderão ser substituídos por certidão em meio digital, gratuita e colocada à disposição dos interessados nos sites do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

O texto em análise na Câmara dos Deputados insere os dispositivos na Lei do Serviço Militar. Atualmente, essa norma estabelece que os modelos dos certificados serão estabelecidos em regulamento, assim como a impressão, a distribuição, a escrituração, a autenticidade e demais particularidades.

O projeto de lei prevê que a autenticidade da certidão poderá ser verificada nos sites e terá plena validade quando apresentada com documento de identidade. Adicionalmente, determina que os certificados de reservista e de dispensa de incorporação, bem como os similares, deverão ser expedidos gratuitamente.

“Muitos brasileiros relatam dificuldades ao perder o certificado que comprova a regularidade com relação ao alistamento militar, tendo que se submeter a um longo percalço burocrático a fim de conseguir uma segunda via”, afirmou o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP), ao defender as mudanças.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/858639-projeto-preve-certidao-digital-como-comprovante-do-servico-militar/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp