Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
21/03/2022 às 10h31min - Atualizada em 21/03/2022 às 14h00min

Projeto da Lei Marília Mendonça prevê sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia

Proposta homenageia cantora que morreu em acidente de avião que atingiu fiação de energia

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/859065-projeto-da-lei-marilia-mendonca-preve-sinalizacao-de-linhas-aereas-de-transmissao-de-energia/
Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná
Torres de transmissão de energia elétrica

Torres de transmissão de energia elétrica

Torres devem ser pintadas com cores que facilitem a visualização pelo piloto

O Projeto de Lei 4009/21, já aprovado pelo Senado, define critérios para a sinalização das linhas de transmissão, inclusive aquelas sob concessão ou permissão de distribuição de energia elétrica. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, deverão ser sinalizadas todas as linhas de transmissão. As torres devem ser pintadas com cores que possibilitem ao piloto de aeronave identificá-las apropriadamente como sinal de advertência.

O texto prevê medidas extras de segurança para a sinalização dos suportes instalados em condições que dificultem a visibilidade pelos pilotos. Nesses casos, a pintura deve ocorrer, no mínimo, nas duas torres anteriores.

Concessionárias e permissionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica poderão instalar placas de advertência, de forma complementar à pintura de suportes, e esferas nas linhas de transmissão com cores de advertência, a fim de ampliar a sinalização para o tráfego aéreo.

Homenagem
Se for aprovado definitivamente pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, o texto será a Lei Marília Mendonça, em homenagem à cantora, que morreu no dia 5 de novembro de 2021. O avião em que ela viajava colidiu com redes de transmissão de energia elétrica em Caratinga (MG).

“O que podemos fazer nesse momento de consternação, pelo menos, é propor regras para proteger os brasileiros de presenciarem ou serem vítimas de evento futuro dessa natureza”, diz o autor do projeto, senador Telmário Mota (Pros-RR).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/859065-projeto-da-lei-marilia-mendonca-preve-sinalizacao-de-linhas-aereas-de-transmissao-de-energia/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp