Pintar uma bicicleta, deixando-a com um estilo único e totalmente personalizado é totalmente possível nos dias de hoje. Em bate-papo com a Bicycling, Emily Kachorek deu algumas dicas de como fazer para pintar uma bicicleta depois de se tornar especialista no assunto quando descobriu seu talento totalmente por acaso ao trabalhar com uma empresa de bicicletas para projetar um quadro que combinasse com seu estilo neon que deu errado.
Kachorek, uma corredora de elite de ciclocross, ex-bióloga e cofundadora da Squid Bikes, descobriu seu lado criativo cedo, ainda criança, quando gostava de construir arcos, flechas e estilingues. A paixão por pintar bicicletas com spray e criar kits de ciclismo que se destacam mesmo quando estão cobertos pela lama virou seu trabalho principal depois do erro acidental da empresa que havia contratado para projetar seu quadro. Depois de ver o tom errado de amarelo em sua bicicleta, ela perguntou se poderia consertar com suas próprias mãos e passou a conquistar outras pessoas, que acabaram gostando de seu estilo ousado e brincalhão.
Daí surgiu a Squid Bikes, quando ela e seus sócios começaram a comprar quadros de alumínio de fabricação americana e passaram a pulverizá-los com tinta spray. Hoje, a empresa vende vários quadros personalizados, assim como conjuntos e montagens diferentes, que os clientes podem terminar sozinhos ou apenas contratarem o serviço da Squid, que ainda vende seu próprio spray.
Aliás, pintar a própria bicicleta pode ser uma boa aventura para quem quer dar uma repaginada no quadro arranhado e desgastado da bike, além, é claro, de deixar a bicicleta personalizada e também bem cuidada. Emily deu ainda sete dicas práticas para pintar uma bicicleta com spray:
1. Tudo é prática
Experimentar pintar um quadro em que que não se importa em estragar, ou até mesmo um tubo de metal barato, é uma dica bem útil para os iniciantes na brincadeira.
2. Preparo da bicicleta
Para ter certeza de que o quadro está pronto para ser pintado é fundamental limpá-lo com álcool e uma toalha que não solte fiapos. Se o quadro não for de alumínio bruto, o ciclista ainda precisará dar uma lixada leve para que a tinta tenha algo para grudar.
3. Escolha da tinta
É importante que o ciclista escolha uma tinta de alta qualidade para que dure bastante. O melhor é usar tinta spray, de lata com baixa pressão - quanto mais lentamente a tinta sair, mais fácil será o trabalho. O ideal é não misturar marcas de tintas, pois tons diferentes podem reagir mal juntos.
4. Fitas
Usar fita adesivas sobre as partes do quadro que terão componentes anexados: suporte inferior, tubo do assento, tubo da cabeça e gancheiras. A fita ainda ajuda na criação do design, fazendo a marcação das áreas bicicleta.
5. Espaço de trabalho
Pode ser um incômodo pintar uma bicicleta enquanto a segura, então o ideal é proteger o quadro para pintá-lo sem que seja preciso tocá-lo. É possível prender o tubo da cabeça em um passador e prendê-lo em um suporte, ou simplesmente enfiar um barbante no tubo superior e pendurá-lo em uma viga. Dá para colocar um pano também, para pegar qualquer excesso de spray.
O ideal é também encontrar um ambiente amplo e arejado para realizar o trabalho, como uma garagem ou quintal.
6. Pulverizar
Emily Kachorek indica que na hora de pulverizar a tinta, o ciclista agite a lata por três minutos antes de usá-la. A tinta deve ser pulverizada uniformemente e com uma cada por vez, mantendo a mão se movimentando em um ritmo constante enquanto o spray é disparado.
7. Temperatura
O clima deve ser levado em conta para quem quer pintar o quadro da bicicleta. Isso porque, o tempo seco ajuda na secagem da tinta. O ideal é temperaturas mais quentes e de baixa umidade, quando a tinta terá tempo suficiente para secar entre uma cada e outra de cores.
Repaginar o visual da bicicleta pode ser bastante divertido, pois além de dar uma personalização única para a magrela, é também uma forma de mantê-la sempre novinha e com os componentes bem cuidados.
Para mais dicas sobre manutenção e cuidados com a bicicleta, basta acessar o Pedalemo através do https://pedalemos.com.br/