Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, anunciou hoje ter atingido mais de US$ 100 milhões em receita recorrente anual, com mais de US$ 4,3 bilhões movimentados em marketplaces com tecnologia Mirakl em 2021. Além disso, no ano passado, a Mirakl anunciou a captação de US$ 555 milhões em financiamentos da série E liderada pela Silver Lake, elevando o valor da empresa para US$ 3,5 bilhões – um aumento de 230% em um ano.
O sucesso demonstra o rápido crescimento da categoria que a própria Mirakl criou e lidera, com um número recorde de marcas entrando para lista de clientes, como Macy's, a Bloomingdale's, o grupo CMA CGM, a Decathlon e a UNFI.
O grande crescimento do comércio eletrônico mudou permanentemente as expectativas dos compradores. Hoje, dois terços dos consumidores preferem marketplaces aos sites convencionais de comércio eletrônico, garantindo o domínio dessa modalidade pelas próximas décadas. No Brasil, pesquisa encomendada pela Mirakl sobre o comportamento dos consumidores online, revelou que 86% dos brasileiros reconhecem os marketplaces como a forma mais conveniente de comprar atualmente. Para atender a essa crescente expectativa, as principais empresas do mundo estão fazendo parcerias com a Mirakl para construir e potencializar seus próprios marketplaces. Em 2021, a empresa conquistou 80 novos clientes e 66 novos marketplaces foram lançados.
“É nosso trabalho criar a melhor experiência para os clientes, independentemente de como o comportamento de compra deles mude ao longo do tempo”, disse Matt Baer, Diretor de Digital e Clientes da Macy’s. “Ao pensarmos no nosso crescimento digital e dos nossos negócios digitais, o próximo passo natural parecia ser a construção e lançamento de um marketplace com tecnologia Mirakl para atender nossos clientes. O marketplace ampliará e aprofundará ainda mais as nossas categorias principais, além de facilitar nossa entrada em categorias novas ou adjacentes."
Os principais destaques nos negócios da Mirakl em 2021 incluem:
A empresa fortaleceu sua liderança técnica e de produtos com sua plataforma SaaS, que hoje é parâmetro para o setor. Com inovações nas suas principais áreas de atuação em 2021, a Mirakl seguiu ajudando as empresas a lançar seus marketplaces mais rapidamente, contribuindo para seu crescimento e operações.
“O ano de 2021 provou que não há limites para o crescimento da economia de marketplace”, disse Philippe Corrot, cofundador e CEO da Mirakl. “Olhando para 2022, não há dúvida de que a categorial vai desempenhar um papel crucial na estratégia de comércio eletrônico de todas as empresas. Os marketplaces em breve fornecerão soluções completas e vemos a Mirakl como um elemento central dessa oferta.”
“Temos orgulho de poder ajudar no sucesso contínuo da dinâmica comunidade de pioneiros da maior plataforma do mercado, que estão usando seus marketplaces para atender às crescentes demandas dos compradores, por qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar”, disse Adrien Nussenbaum, cofundador e co-CEO da Mirakl. “Em 2022, esperamos dar ferramentas aos nossos clientes para que eles possam prosperar ainda mais, tendo suas iniciativas de marketplace reconhecidas como motores estratégicos de crescimento pelas suas diretorias e pelos mercados financeiros globais.”