Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/02/2022 às 12h00min - Atualizada em 02/02/2022 às 14h00min

Comissão externa debate cumprimento de acordo firmado entre vítimas e Samarco após rompimento de barragem

Deputados reclamam de lentidão no atendimento às vítimas mais de cinco anos depois do desastre

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/847363-comissao-externa-debate-cumprimento-de-acordo-firmado-entre-vitimas-e-samarco-apos-rompimento-de-barragem/
Fred Loureiro / Secom-ES / Fotos Públicas
onda lama - Samarco - poluição - mar - praia - Rio Doce

onda lama - Samarco - poluição - mar - praia - Rio Doce

Rompimento da barragem da Samarco causou a morte de 19 pessoas

A Comissão Externa sobre Rompimento da Barragem Fundão promove audiência pública nesta quinta-feira (3), às 9h30, para debater a repactuação do acordo referente ao rompimento da barragem da Samarco e o impacto das enchentes nas bacias do rio Doce e rio Paraopeba.

O evento terá transmissão interativa pelo e-democracia.

O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração, ocorrido
há mais de seis anos, no município de Mariana (MG), causou a morte de 19 pessoas e é considerado um dos maiores desastres ambientais do País. O acordo feito em 2016 previu a instituição da Fundação Renova, com objetivo de promover medidas reparatórias e compensatórias, socioambientais e socioeconômicas, com recursos da Samarco.

Os autores do pedido para realização da audiência, deputados Rogério Correia (PT-MG) e Helder Salomão (PT-ES), alertam para a lentidão na adoção dessas medidas e citam o  exemplo das famílias das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, devastadas pela lama, e que até hoje continuam sem suas moradias.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, das prefeituras e Assembleias Legislativas da região, além dos movimentos sociais.

Confira a lista completa de convidados.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/847363-comissao-externa-debate-cumprimento-de-acordo-firmado-entre-vitimas-e-samarco-apos-rompimento-de-barragem/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp