28/01/2022 às 09h09min - Atualizada em 28/01/2022 às 10h20min

Empresas sustentáveis: práticas para um desenvolvimento consciente

Empresas sustentáveis, em resumo, são aquelas que levam em conta atitudes éticas e ações conscientes à sociedade e ao meio ambiente na hora de fazer o seu planejamento e executar suas atividades.

DINO
https://greenviewgv.com.br/

O avanço da desertificação, a escassez de chuvas, inundações, a ocorrência frequente de tornados e furacões são apenas alguns exemplos de efeitos causados pelas mudanças climáticas.

Tendo em vista esse cenário, governos e organizações têm pensado em formas de se tornarem mais sustentáveis e concentrarem esforços para mitigar todos esses danos.

Quais são as práticas essenciais para que empresas sustentáveis convivam bem com o meio ambiente e mantenham os seus lucros em crescimento?

Empresas sustentáveis são aquelas que levam em conta atitudes éticas e ações conscientes na hora de fazer o seu planejamento. As empresas analisam se as suas atividades e o negócio como um todo irão causar impactos no meio ambiente e afetarão o bem-estar dos seus colaboradores e dos consumidores.

São exemplos de condutas adotadas por empresas sustentáveis

01. Possuem parceiros e fornecedores sustentáveis: de nada adianta ser uma organização sustentável se as outras empresas com as quais a sua se relaciona não seguirem as mesmas diretrizes. É primordial que toda a cadeia produtiva do negócio esteja em sintonia com esse conceito, desde a aquisição de insumos até a maneira como o produto é distribuído aos clientes;

02. Investem em um plano de gerenciamento de resíduos sólidos: é fundamental que empresas sustentáveis prestem atenção na forma como os resíduos sólidos são separados e no descarte correto deles. A implementação de um projeto de coleta seletiva é importante;

03. Usam racionalmente recursos do dia a dia: tente evitar o uso excessivo de papel e adotem sistemas online de controle de documentos. Uma outra ótima dica é aposentar de vez os copos descartáveis dentro da empresa;

04. Respeitam integralmente as leis ambientais: empresas sustentáveis devem estar de acordo com a legislação ambiental nos âmbitos federal, estadual e municipal; entre outras.

As vantagens de empresas sustentáveis

Esse perfil de negócios alinhado à sustentabilidade é cada vez mais relevante não só pelo momento de urgência em relação ao combate às mudanças climáticas, mas também pelo fato de que hoje a população é muito mais consciente e leva em consideração esses aspectos na hora de consumir. Além disso, empresas sustentáveis conseguem ganhar eficiência no seu dia a dia.

Empresas sustentáveis reduzem custos na medida em que racionalizam o uso de insumos para a produção, por exemplo. A economia de energia, a reciclagem, a reutilização da água e o reaproveitamento de matéria-prima são exemplos de ações que se refletem numa diminuição dos custos da organização. Há ainda a questão dos incentivos fiscais oferecidos por governos para estimular a sustentabilidade.

A melhora da imagem da marca é uma das principais vantagens obtidas por empresas sustentáveis. É cada vez mais comum ver consumidores preocupados com a questão ambiental, algo que reflete diretamente em suas escolhas.

Resumidamente, os fatores ambientais (E), sociais (S) e de governança (G), tratam-se de um subconjunto de indicadores de desempenho, não financeiros ou contábeis, que incluem questões éticas, sustentáveis e de governança corporativa. Esses fatores ajudam a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas. Tais práticas de ESG, também são realizadas por empresas que procuram sustentabilidade.

A GreenView lembra que a lista de vantagens obtidas por empresas sustentáveis ainda é muito maior. É possível consultar mais informações sobre práticas para um desenvolvimento consciente no site: https://greenviewgv.com.br/



Website: https://greenviewgv.com.br/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp