Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
21/01/2022 às 18h50min - Atualizada em 22/01/2022 às 00h01min

Covid-19: estados começam a enviar informações sobre vacinação ao STF

Amazonas pediu 15 dias para colher informações sobre vacinação em 61 municípios, mas adiantou que a imunização da população menor de idade segue normas técnicas da Anvisa.

Últimas Notícias
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-01/covid-19-estados-comecam-enviar-informacoes-sobre-vacinacao-ao-stf

Os governos estaduais começaram a enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as informações solicitadas pelo ministro Ricardo Lewandowski sobre possíveis irregularidades na vacinação de menores de 18 anos contra a covid-19. Na quarta-feira (19), a partir de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro, que é relator do caso, pediu a manifestação dos estados em 48 horas. 



De acordo com os primeiros documentos que chegaram ao STF, o Amazonas pediu mais 15 dias para colher informações sobre a vacinação em 61 municípios do estado, mas adiantou que a imunização da população é pautada pelas normas técnicas da Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelas diretrizes do Ministério da Saúde. A procuradoria do estado também informou que os casos de irregularidades na vacinação de crianças estão sendo investigados. 



O governo de Sergipe declarou que não há motivos técnicos para suspensão da vacinação e que o estado segue o Plano Nacional de Imunização. "Esclarecemos que no âmbito estadual, todas as etapas do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19 têm sido pactuadas com todos os municípios, primando por um processo que garanta segurança e equidade para todos no acesso ao imunizante”, informou. 



As manifestações dos demais estados devem ser protocoladas ainda nesta sexta-feira. 



Na ação, protocolada em 19 de janeiro, a AGU afirma que informações que estão na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) mostram que crianças e adolescentes podem ter sido vacinados fora do padrão estabelecido pela Anvisa e pelo Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. De acordo com o órgão, o cadastro indica que o grupo pode ter sido vacinado com outros imunizantes não autorizados para a faixa etária. Dessa forma, a advocacia defendeu na ação a suspensão da vacinação nos locais onde ocorrerem desacordos com as diretrizes. 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-01/covid-19-estados-comecam-enviar-informacoes-sobre-vacinacao-ao-stf


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp