Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/12/2021 às 23h32min - Atualizada em 18/12/2021 às 01h00min

Esri e WorldPop fazem parceria para proporcionar dados demográficos atualizados a formuladores de políticas

Os conjuntos de dados populacionais anuais em malha estão agora disponíveis no ArcGIS Living Atlas of the World da Esri

DINO

A população mundial aumentou em quase dois bilhões de pessoas nos últimos 20 anos, uma alta de aproximadamente 30%. Tamanho crescimento não se distribui de modo uniforme ao longo do tempo ou pelo espaço: os casos extremos são Catar, que teve um crescimento de 400%, e Lituânia, que passou por uma redução de 25%. E mesmo considerando os países internamente, a taxa de crescimento é variável. Em apoioànecessidade de dados populacionais atualizados que reflitam essas mudanças, a WorldPop e a Esri, líder mundial em informações de localização, fizeram uma parceria para incluir conjuntos de dados demográficos anuais em malha de 1 km da WorldPop no ArcGIS Living Atlas of the World da Esri. Os dados abrangem 241 países, territórios e dependências do período 2000–2020.

“Esses conjuntos de dados são cruciais para mensurar e monitorar as mudanças sociodemográficas ao longo do tempo, bem como fundamentar e apoiar aplicações ambientais, de saúde e desenvolvimento em níveis locais, subnacionais, nacionais e regionais”, explicou o professor Andrew Tatem, diretor da WorldPop na Universidade de Southampton. “Nesse contexto, conjuntos de dados de distribuição populacionais comparáveis, multitemporais e que detalhem aspectos especiais de modo explícito são um pré-requisito fundamental para comunicar os impactos do crescimento populacional.”

O ArcGIS Living Atlas of the World é o acervo em permanente evolução da Esri de conteúdo confiável, atualizado e pronto para uso na forma de mapas, aplicativos e camadas de dados, tudo acessível por um navegador de internet e pela maioria dos produtos da Esri.

“Contar com conjuntos de dados demográficos em malha de 1 km da WorldPop disponíveis como camadas de imagens no ArcGIS Living Atlas of the World oferece uma praticidade inédita para consultar e analisar populações em qualquer parte da Terra”, destacou Charlie Frye, cartógrafo-chefe da Esri. “O fato de esses conjuntos de dados não precisarem mais ser baixados nem organizados previamente ao uso representa uma grande economia de tempo e dinheiro para qualquer organização que precise compreender as mudanças populacionais recentes.”

As consultas podem incluir todo o histórico de 21 anos de mudanças populacionais por qualquer coorte, inclusive nascimentos e grupos etários de cinco anos. Os resultados dessas consultas podem ser analisadas segundo critérios espaço-temporais com o software ArcGIS da Esri para a identificação de padrões.Conjuntos de dados multitemporais retratam a distribuição espacial por célula de coortes populacionais totais, etários e de sexo, além da densidade populacional.

“Os conjuntos de dados divididos por idade e sexo proporcionam informações de enorme valor sobre a distribuição espacial e temporal de grupos demográficos específicos conhecidamente mais vulneráveis que outros, como crianças, idosos e mulheres em idade gestacional. Essas informações devem ser consideradas de maneira explícita em processos decisórios e de formulação de políticas”, comentou o Dr. Alessandro Sorichetta, professor adjunto de Pesquisa Geoespacial Aplicada da WorldPop.

As camadas com varredura de 1 km, selecionadas pela equipe de infraestrutura de dados espaciais da WorldPop liderada pelo Dr. Maksym Bondarenko, estão disponíveis no ArcGIS Living Atlas of the World nos segmentos de população por célula da grade, densidade populacional por célula da grade e população por idade e sexo por célula da grade.

Saiba mais sobre o ArcGIS Living Atlas of the World e outras camadas de dados populacionais da Esri em go.esri.com/livingatlas.

Sobre a WorldPop

Iniciada em outubro de 2013 na Universidade de Southampton, a WorldPop desenvolve métodos e aplicações para produzir conjuntos de dados geoespaciais abertos de alta resolução sobre distribuição populacional, demografia e dinâmica, com foco principalmente em países de renda baixa e média, para apoiar aplicações de desenvolvimento, resposta a desastres e saúde. As atividades de pesquisa da WorldPop são desenvolvidas com acesso totalmente aberto e aplicação operacional em mente, com uso de métodos transparentes, plenamente documentados e revisado por pares, tudo para produzir resultados facilmente atualizáveis acompanhados de metadados e, sempre que possível, medidas de incerteza. O trabalho da WorldPop contribui e se beneficia do envolvimento direto com diversos departamentos estatísticos nacionais, instituições nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e grandes doadores humanitários internacionais, produzindo efeitos rápidos e vigorosos com sua pesquisa. Os conjuntos de dados e análises populacionais da WorldPop fundamentam vários relatórios regionais e globais de grande importância, e são os conjuntos de dados demográficos geoespaciais utilizados como padrão por muitos governos, organizações internacionais, agências das Nações Unidas e empresas do mundo todo. Para saber mais, acesse nosso site e/ou siga-nos no Twitter.

Sobre a Esri

A Esri — líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (geographic information system, GIS), inteligência de localização e mapeamento — ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados visando a melhorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, estado norte-americano da Califórnia, o software da Esri é implementado em mais de 350 mil organizações do mundo todo e em mais de 200 mil instituições nas Américas, Ásia, Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, inclusive empresas Fortune 500, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri tem escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a internet das coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2021 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Jo Ann Pruchniewski

Relações Públicas da Esri

Celular: 301-693-2643

E-mail: [email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp