Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/12/2021 às 21h22min - Atualizada em 11/12/2021 às 00h00min

Cena da Natividade peruana é apresentada para o Natal de 2021 no Vaticano

O rico patrimônio cultural do Peru é admirado no mundo todo graças a uma Cena da Natividade composta de mais de 30 estatuetas em tamanho real criadas por artesãos de Huancavelica.

DINO

A tradicional cena da manjedoura criada pela nação chopcca da região de Huancavelica, localizada no centro do país, será exibida na Praça de São Pedro da Cidade do Vaticano a partir de 10 de dezembro, de acordo com a Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211210005573/pt/

Peruvian Nativity scene is displayed at Saint Peter's Square in Vatican City, Vatican. © PROMPERÚ

Peruvian Nativity scene is displayed at Saint Peter's Square in Vatican City, Vatican. © PROMPERÚ

Peruvian Nativity scene is displayed at Saint Peter's Square in Vatican City, Vatican. © PROMPERÚ

Durante 45 dias, devotos e turistas do mundo todo vão poder admirar a cena que inclui mais de 30 figuras feitas por cinco artesãos especialistas de Huancavelica com fibra de vidro, cerâmica, madeira de agave e outros materiais.

“Essa atividade de enorme transcendência espiritual confirma o ótimo relacionamento como Estado do Vaticano no contexto do bicentenário de nossa independência. Essa exposição também vai gerar interesse nas diferentes nações peruanas. Temos certeza de que o mundo prestará mais atenção no patrimônio cultural do Peru e no talento de nossos artesãos”, declarou Amora Carbajal, diretora executiva da PROMPERÚ.

Um dos principais recursos dessa Cena da Natividade é sua riqueza de cores, exibidas com destaque nas figuras decoradas com as roupas típicas da nação chopcca, declaradas Patrimônio Cultural Intangível Peruano em 2014 graçasàsua singularidade, representatividade e importância para a cultura indígena.

Outro traço único dessa Cena da Natividade é a forma como o Menino Jesus é representado. Jesus tem o olhar de uma criança “hilipuska” e é envolvido em uma manta típica de Huancavelica. Além disso, os presentes dos Reis Magos refletem parte da riqueza peruana: seus produtos agrícolas, superalimentos que o país sul-americano exporta para o mundo inteiro.

Alguns animais peruanos — como lhamas, condores, viscachas, flamingos andinos, alpacas, entre outros — foram incluídos na representação dessa Cena da Natividade rural. Elaborada com materiais típicos, a cenografia também faz alusão a paisagens eàarquitetura de Huancavelica.

A celebração do Natal é uma tradição profundamente enraizara na arte peruana. Introduzida na região durante o período do vice-reinado, essa festa religiosa foi preservada por toda a história do país em incontáveis formas de representação e variações iconográficas, sendo as estatuetas uma delas.

Essa ação é o resultado do trabalho conjunto entre o Governo Regional de Huancavelica, a Diocese de Huancavelica, o Ministério de Relações Exteriores do Peru, a Embaixada do Peru na Santa Sé e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Karla Acuña, [email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp