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09/12/2021 às 15h00min - Atualizada em 10/12/2021 às 10h20min

Tendências para o mercado pet em 2022

R$ 46,5 bilhões. Essa é a previsão de faturamento do setor pet segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O valor impressiona, mas não surpreende. Cada vez mais os brasileiros optam por ter um bicho de estimação em casa - não à toa, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial como país com a maior população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

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Existe uma tendência em tratar os pets como parte da família. De acordo com Cintia Arruda, gerente de Marketing da Hill's Pet Nutrition, por isso é tão natural que os gastos com os animais aumentem consideravelmente. "A previsão de bilhões de faturamento no mercado pet tem relação clara com essa tendência. O crescimento do setor vem acompanhado de oportunidades e de muitas tendências para 2022 como, por exemplo, a expansão do e-commerce.", completa a executiva. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm) indica que o mercado pet movimentou cerca de R$ 2 bilhões em 2020, foi o 11º maior ticket médio em vendas online. Compras pela internet não era uma modalidade muito comum nesse mercado, porém, a pandemia acelerou (e muito) a adoção do e-commerce entre as empresas pet - que deve se manter e expandir no próximo ano. Esse, certamente, foi um caminho sem volta.

Além disso, cada vez mais, os tutores buscam a tecnologia para melhorar a rotina com seus pets. Muitos já optam pelo uso de câmeras de monitoramento nas residências para vigiar, e muitas vezes, até mesmo conversas com os pets quando estiverem fora de casa. A busca por esse tipo de tecnologia deve aumentar em 2022, já que muitas empresas começaram a operar no esquema híbrido de trabalho, ou seja, mesclando o home office com idas periódicas aos escritórios. Alimentadores automáticos, controlados por aplicativo, também devem vir como forte tendência para 2022 no mercado pet. Muitos tutores querem automatizar e facilitar o dia a dia e nada melhor do que a tecnologia para apoiar neste desafio. Cuidados com o entorno e a alimentação do pet Os estímulos que um pet recebe em um ambiente fechado, como uma casa ou apartamento, não são os mesmos de quando estão expostos à natureza. Por isso, é preciso dar atenção a este ponto e enriquecer o ambiente em que o pet está inserido. Brinquedos que estimulam os pets a gastar energia, correr e brincar são uma forte tendência também, tudo para tornar o entorno mais dinâmico e menos estressante para os animais. "A alimentação sempre foi um dos principais pontos focais para os tutores de cães e gatos. Esse cuidado deve se manter e, ainda, aumentar no próximo ano. Isso porque existe a preocupação em oferecer uma nutrição ótima, tanto para melhorar, como para prolongar a vida dos pets", explica Cintia Arruda. Crescimento de serviços pet Já foi possível acompanhar o crescimento da oferta de serviços focados em pets, como é o caso do convênio médico. Em 2022, possivelmente surgirão cada vez mais opções de convênios e a expansão de outros serviços como terapias alternativas - acupuntura e hidroginástica para os animais. Estes são nichos bastante promissores. Bem como os serviços digitais; a pandemia acelerou a digitalização de todos os tipos de serviços e isso não seria diferente no mercado pet. A contratação de serviços por aplicativos deve aumentar: assinatura de entrega de produtos mensalmente, contratação de passeadores para os cães ou, até mesmo, contratação de hospedagem temporária. Todos esses serviços digitais devem se expandir e surpreender com o surgimento de novas opções.



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