Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
29/10/2021 às 11h18min - Atualizada em 29/10/2021 às 12h00min

Congresso ganha iluminação vermelha neste fim de semana em campanha sobre dislexia

A pessoa disléxica tem dificuldade para associar as letras com o som que elas representam

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/822434-congresso-ganha-iluminacao-vermelha-neste-fim-de-semana-em-campanha-sobre-dislexia/
Pierre Triboli
Congresso é iluminado de vermelho no Dia da Cardiopatia Congênita

Congresso é iluminado de vermelho no Dia da Cardiopatia Congênita

Câmara e Senado costumam ganhar iluminação colorida em datas especiais

O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho neste fim de semana (30 e 31) em apoio à campanha de conscientização sobre a dislexia, a pedido dos deputados Diego Garcia (Pode-PR) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ).

Considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, a dislexia se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

A pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. Por isso, os sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico. Mas pode se estender a outros profissionais, como neurologista e oftalmologista, conforme o caso.

Outubro é o mês internacional de conscientização da dislexia, quando diversas organizações ao redor do mundo se esforçam para informar e sensibilizar as pessoas sobre o problema.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/822434-congresso-ganha-iluminacao-vermelha-neste-fim-de-semana-em-campanha-sobre-dislexia/


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp