Merendeiras de Presidente Kennedy estão sendo capacitadas, a partir de uma parceria da Prefeitura com o SESI.
No treinamento de três dias ministrado pelo SESI, que será encerrado nesta quinta (21) as merendeiras foram divididas em duas turmas.
O foco do curso é o aproveitamento integral dos alimentos, tanto para evitar o desperdício, quanto para aproveitar todo o valor nutricional contido em cascas e sementes, informa a nutricionista Helen Hernandes.
A instrutora mostrou também como preparar pratos diferenciados com produtos usados regularmente na merenda escolar, incentivando o uso saudável, através do baixo consumo de sal e óleo.
O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da merenda, que inclui legumes, verduras e frutas, todos oriundos da agricultura familiar do município, além de incentivar o uso racional dos alimentos.
Essas profissionais já veem recebendo atenção desde o ano passado, quando foi lançado o Projeto Cozinha de Ouro, que orientou e incentivou a redução do desperdício e a boa prática na higiene e manipulação de alimentos.
As merendeiras que seguiram as orientações em relação à importância de manterem a higiene pessoal(com uso de avental, sapato fechado e toucas e lavagem das mãos) e a higienização adequada de ambientes e equipamentos, bem como as boas condições de armazenamento, utilização do cardápio orientado pelas nutricionistas e o bom relacionamento com as crianças e entre si foram avaliadas ao longo do ano e premiadas.
Em 2015 houve uma economia de 15% em relação ao mesmo período de 2014, a partir da capacitação das 60 merendeiras da Rede Municipal de Ensino, informa Dilzerly Miranda Machado Tinoco.
“Nossa expectativa é que essa economia aumente ainda mais esse ano. E também que nossa merenda seja a cada dia mais saborosa e nutritiva. É para isso que estamos trabalhando”.
As escolas municipais servem cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, sobremesa ou bebida, almoço, lanche da tarde e jantar.