Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
30/06/2016 às 14h57min - Atualizada em 30/06/2016 às 14h57min

Hartung busca em Brasília recursos para rodovias, ferrovia e obras de infraestrutura

Encontros com lideranças do Governo Federal aconteceram na última terça-feira, foram comentados pelo governador em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira

Folha Vitória

Com o objetivo principal de “reduzir um déficit histórico de relacionamento com o Governo Central”, Paulo Hartung esteve em Brasília para uma extensa agenda com lideranças nacionais. Os encontros, que aconteceram na última terça-feira (28), foram comentados pelo governador em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (29) no Palácio Anchieta.

Na primeira reunião, Hartung esteve no gabinete da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, para debater a operação de crédito de R$ 1 bilhão que o Estado fará junto ao Banco Mundial para financiar a implantação de sistemas de saneamento e esgoto em municípios como os da Serra do Caparaó e Vila Velha.

Sobre trilhos

Em seguida, foi a vez de debater com o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Moreira Franco, para fomentar operações que tragam capital privado para infraestrutura. Hartung disse que um dos focos do diálogo foi a Ferrovia EF 118, que interligará Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, passando por 17 terminais portuários.

“É uma ferrovia importante, um grande movimento para promover a logística no Estado e no País”, salientou. Ainda de acordo com o governador, Moreira Franco irá se reunir com a Vale no próximo dia 11 de julho para falar sobre o tema.

Sobre rodas

Com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, Paulo Hartung falou sobre a nova modelagem das obras na Rodovia 262, que corta o interior do Estado.

Segundo o governador, não houve empresa interessada em assumir a duplicação de todo o trajeto da via. “O novo projeto ainda está em andamento e contará com partes duplicadas e trechos com inserção de terceira pistas”, explicou.

Sobre as ondas

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, também recebeu a visita do governador do Estado. O encontro aconteceu para encaminhar o acerto com a Marinha do Brasil para a abertura do canal que liga o alto-mar ao estaleiro Jurong, em Aracruz. Jungmann se comprometeu a priorizar a resolução do problema, que abrirá os caminhos para o escoamento do petróleo retirado do pré-sal capixaba.

A transformação do Porto de Manabi, em Linhares, no Distrito Empresarial Norte Capixaba foi o assunto tratado entre Paulo Hartung e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

O empreendimento, que tem previsão de investimentos de mais de R$ 570 milhões, já recebeu o aval do Governo Federal, que financiará por meio de fundos dois terços do capital e aguarda agora a participação de acionistas.

“Se a gente emplaca um empreendimento como esse no Estado, conseguiremos operar de maneira contrária à crise”, ressaltou Hartung.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp