29/01/2016 às 11h13min - Atualizada em 29/01/2016 às 11h13min

Cultura capixaba em destaque pelo olhar da Boa Vista

Escola de Cariacica mostra aos foliões a cultura capixaba muito além do congo

Gazeta Online

Com o enredo “Festas e Folguedos: crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo”, a Boa Vista vai percorrer as origens e a história da cultura genuinamente capixaba. A agremiação, que tem Viviane Araújo como musa, vai apostar em carro altos para impressionar os foliões. Ela é a última escola a desfilar neste sábado (30).

A Boa Vista vai passar pela avenida com cinco carros alegóricos, 19 alas e 1,8 mil integrantes. De acordo com o carnavalesco Peterson Alves, cada alegoria vai retratar a identidade do povo capixaba.

“Vamos mostrar que o capixaba também tem folclore e que ele não é só o congo. Temos diversas manifestações. Nosso enredo é dividido em três partes e tem as três raças (branco, negro e índio) como fio condutor da nossa história. Vamos mostrar as festas oriundas desses povos”, explica.

A escola dá início ao desfile retratando as festas pátrias trazidas ao estado pelos colonizadores. O carro abre-alas vai ter a Festa do Divino Espírito Santo como tema.

A alegoria seguinte representa o sagrado e o profano. À frente dele, virá a musa Viviane Araújo. “Esse carro remete ao barroco, à arte sacra das igrejas católicas, e à transição do sagrado ao profano”, ressalta Peterson.

O terceiro carro homenageia os santos do mês de junho, como São João e São Pedro, e suas respectivas festas. Com quase 30 balões, a alegoria promete levar uma explosão de cores ao Sambão.

O quarto carro vai remeter à gastronomia local e também às festividades a ela relacionadas, como a Festa das Paneleiras. “A gente convida a todos para saborear os nossos sabores nativos, a nossa moqueca, mariscos, frutas e vinhos”.

A quinta e última alegoria vai falar sobre o congo, representante do folclore musical capixaba. Para o carnavalesco, diante da grandeza do Sambão do Povo, a alternativa para chamar atenção dos foliões é apostar na grandiosidade das alegorias.

Além de Viviane Araújo, a modelo Thalita Zampirolli, que também é musa da Porto da Pedra (RJ), fará sua estreia defendendo as cores da Boa Vista.

Ficha técnica

Cores: azul, vermelho e branco.

Comunidade: Itaquari, Cariacica.

Fundação: 1975.

Títulos: 2010, 2012 e 2014.

Presidente: Emerson Xumbrega.

Componentes: 1800.

Alas: 19.

Alegorias: 5.

Rainha de bateria: Juliana Couto.

“Festas e folguedos: crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo”

Chegou minha águia, chegou amor / O show já vai começar, vem cá / Vem sambar a noite inteira, capixaba de alma festeira / Que traz alegria no olhar / A luz que hoje guia o nosso povo com o seu manto / Reluz Nossa Senhora abençoado Espírito Santo / Em Presidente Kennedy / das neves emoção / E pelas ruas segue em devoção / Barcos ao mar, fogos anunciam é procissão / São festas e folguedos em um só coração / O povo canta, o povo dança, vem festejar / Costumes e heranças vem de além-mar / Minha tribo é guerreira, forte e unida / É Boa Vista! / Sabores, que brotam desse chão / Na Festa da Polenta em Venda Nova / Salve a imigração / Um vinho pra comemorar / Eta moqueca de se apaixonar / Vai ecoar, ritmos que encantam / Cultura popular / Em Conceição da Barra, ticumbi / Anchieta o Jaraguá sempre a sorrir / Em Roda D’água eu sou mascarado / Madalena dança o congo com seu gingado / E a minha escola querida / Com grande amor divinal / Vem com tudo pra "pocar" no carnaval


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp