Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
15/01/2016 às 13h02min - Atualizada em 15/01/2016 às 13h02min

Escola de Samba Independente de Boa Vista se apresenta em Marobá

Coordenadoria de Comunicação - PMPK

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente de Boa Vista, de Cariacica, tricampeã do carnaval capixaba, se apresenta no palco de Marobá no sábado (16), a partir das 21 horas.

A Independente de Boa Vista tem uma ligação especial com o município porque o samba enredo da Escola este ano abordará as principais festas religiosas do Estado, entre elas a Festa  de Nossa Senhora das Neves, cuja igreja tricentenária é Patrimônio Artístico e Cultural do Espírito Santo.

“A Boa Vista tem muito orgulho de levar um pouco da história de Presidente Kennedy para a avenida no carnaval capixaba”, garante Emerson Xumbrega, presidente e intérprete da escola.

Ele assegura que será feita uma grande festa na avenida. “A população kennedense merece e a Boa Vista pretende alcançar as expectativas dos foliões. Esperamos os moradores com muita disposição, porque vamos colocar todo mundo para sambar”.

Emerson relata que abordar a religiosidade do povo capixaba no samba enredo foi uma escolha de toda a diretoria da escola, a partir de debate com a comunidade e com o carnavalesco Peterson Alves.

“Vamos passear pelas principais festas do Estado e levar para a avenida um carnaval alegre e empolgante. A Festa de Nossa Senhora das Neves será uma das festas abordadas e a população de Presidente Kennedy vai se orgulhar muito do desfile da Boa Vista”.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

A Festa de Nossa Senhora das Neves,comemorada no dia cinco de agosto na Praia das Neves, em Presidente Kennedy, é realizada há mais de 100 anos.

É uma das mais tradicionais festas católicas do Espírito Santo. No Santuário de Nossa Senhora das Neves todo dia cinco de cada mês tem missa às 15 horas, que conta com a participação de devotos fiéis e assíduos.

Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, a igreja das Neves  foi construída no Século XVII(entre os anos de 1707 e 1759)  por jesuítas, escravos e índios catequizados.

Os historiadores contam que os jesuítas usaram pedra, barro, areia e óleo de baleia para fazer a massa. A imagem da igreja foi encomendada pelos jesuítas e se chamaria inicialmente Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um nevoeiro forte no dia da chegada da imagem provocou a mudança do nome. 

Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária:  haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.

Realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, a Festa conta  com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo,  Esporte e Lazer.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp